Notícias

Livro com capítulo de Sérgio Mattos é lançado pela Socicom

Escritor lança no próximo dia 08 mais uma obra dedicada ao pesquisador José Marques de Melo

O jornalista, escritor e professor Sérgio Mattos é um dos autores do e-book “O Campo da Comunicação – epistemologia e contribuições científicas”, que será lançado no próximo dia 08 de dezembro. Mattos foi convidado para, em um capítulo do livro, apresentar as contribuições do pesquisador José Marques de Melo para o campo da comunicação e o fez com base em suas pesquisas e em articulação com outros autores. 

Essa é mais uma obra em que Sérgio Mattos, que é vice-presidente da Assembleia Geral da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), dedica à vida e à obra de Marques de Melo, que morreu em 2018. Mattos é biógrafo do pesquisador e escreveu O Guerreiro Midiático (Vozes/Intercom) e José Marques de Melo: um poço de saberes (Quarteto). 

Como o e-book é dedicado a entender a formação do campo da comunicação no Brasil, o capítulo de Mattos foca nas contribuições de Marques de Melo para a pesquisa e para o entendimento do funcionamento do jornalismo. O autor detalha a busca do pesquisador por pensar a pesquisa em jornalismo a partir de teorias e metodologias que conversassem com a prática. “Marques de Melo se transformou em um dos mais fecundos autores latino-americanos, construindo obras de referência para o Jornalismo e para a Comunicação, além de construir a memória do campo e lhe dar legitimação acadêmica”, afirma Mattos em um trecho do livro. 

Marques de Melo, que é alagoano, foi o primeiro doutor em Jornalismo do Brasil e tem como uma das principais contribuições os estudos dos gêneros jornalísticos. Já Sérgio Mattos é pesquisador da mídia e de sua história desde a década de 1970. Já escreveu mais de 50 livros, além de dezenas de capítulos e artigos científicos. Leciona na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e tem doutorado pela Universidade do Texas (EUA).

O Livro

Livro terá distribuição gratuita

Organizado por Nelia Bianco e Ruy Sardinha Lopes, o livro é de responsabilidade da Socicom, a Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação, que há 12 anos trabalha para o desenvolvimento de ações para a consolidação da comunicação como grande área de conhecimento. Mattos já participou de um e-book da Socicom como entrevistado.

De acordo com a Socicom, na primeira parte do livro, em que o capítulo de Mattos está incluso, pesquisadores convidados debatem sobre a condição da comunicação como disciplina, a construção do campo e questões epistemológicas. Entre os autores desta primeira seção estão o professor Luiz Martino; Ana Regina Rêgo, que discute a Comunicação entre o fenômeno e a cientificidade; Marialva Barbosa, que apresenta as perspectivas históricas da pesquisa em Comunicação no país; Maria Ataíde Malcher, que, junto com outros autores, constrói um guia para se conhecer textos e autores do campo; além de Antônio Hohlfeldt, César Bolaño, Manoel Dourado Bastos e Sérgio Dayrell Porto.

Na segunda parte, entidades acadêmicas e científicas filiadas a Socicom – Intercom, Abrapcorp, SBPJor, Ulepicc, Forcine, ABPcom, Rede Folkcom, ABCiber, Alcar e ABP2 – abordam as contribuições que têm oferecido para o desenvolvimento do campo da Comunicação. A obra será publicada pelo Selo Socicom Livros e tem acesso gratuito. 


SERVIÇO
O quê: Lançamento do e-book O Campo da Comunicação – epistemologia e contribuições científicas

Quando: 8 de dezembro, às 16h30

Onde: Online, no Portcom, durante o 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação Intercom 2020 – somente para inscritos no evento

Distribuição: Gratuita a partir de 8 de dezembro no site da Socicom (www.socicom.org.br)

publicidade
publicidade