Notícias

Livros sobre Jornalismo de Dados e Científico ganham versão em português

Duas publicações de referência sobre áreas promissoras do jornalismo foram lançadas em português em novembro. KSJ Science Editing Handbook (Manual de Edição em Jornalismo Científico) e Data Journalism Handbook (Manual de Jornalismo de Dados) estão disponíveis para download gratuito. A tradução do primeiro é uma iniciativa do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas e o Instituto Serrapilheira; já o segundo título tem apoio da Abraji, Escola de Dados, Open Knowledge Brasil e o Insper. 

O Manual de Jornalismo de Dados tem como mote “Rumo a uma prática crítica de dados”, apresentando da teoria à prática o que é esse tipo de especialização de produção noticiosa. “Dados sobre quais temas e para que finalidade?”, “Quais temas são ricos em dados e quais são pobres?”, “Quem é capaz de se beneficiar destes?”. Estas são algumas perguntas que os capítulos da obra tentam responder, além de encorajar os leitores a explorar mais profundamente o assunto e criar suas próprias combinações de ferramentas, conjuntos de dados, métodos, textos, públicos e problemáticas.

Traduzido e adaptado pelos jornalistas brasileiros André Biernath, Juliane Duarte, Mariana Lenharo e Meghie Rodrigues, o livro Manual de Edição em Jornalismo Científico tem relação com o curso de mesmo tema elaborado pelo Centro Knight. Em 12 capítulos, o livro explica os meandros da ciência, dá suporte na compreensão de estatística, indica o que é uma boa edição em jornalismo científico, além de conter dicas sobre a divulgação e o engajamento dos leitores nas redes sociais.   

Links para baixar os livros digitais

*Com Informações da Abraji e da Serrapilheira

publicidade
publicidade