Notícias

“Malês”: Casa do Olodum recebe lançamento de livro do jornalista Gilvan Ribeiro

Na segunda-feira (06/11), o jornalista Gilvan Ribeiro realiza uma sessão de autógrafos no lançamento do livro Malês: A revolta dos escravizados na Bahia e seu legado, publicado pela Editora Planeta. O evento acontecerá na Casa do Olodum, no Pelourinho, com início às 18h30 e será gratuito e aberto ao público. O autor best-seller resgata uma das principais revoltas brasileiras e o legado que ela deixou para a luta da população negra no Brasil. O evento é apoiado pelo Fórum de Entidades Negras da Bahia.

Com orelha de Muniz Sodré, sociólogo e professor emérito da UFRJ, e prefácio de Juarez Xavier, professor da UNESP e ativista antirracista, o livro propõe ampliar o foco sobre esse episódio tão importante, porém pouco discutido.

Em uma época em que a população brasileira era majoritariamente analfabeta, os participantes da Revolta dos Malês se distinguiam por serem escravizados muçulmanos letrados em árabe. Eles lutaram para tomar o poder e instituir uma nova ordem social na Bahia.

Para tornar a narrativa dinâmica e empolgante, Gilvan faz uso de elementos do jornalismo literário, reconstituindo cenas, diálogos e emoções dos personagens principais a partir do depoimento dos presos na devassa (nome oficial do processo policial e judicial) que ocorreu logo após o levante.

Dividido em 18 capítulos, o livro dedica uma parte a Luiza Mahin, mãe do célebre poeta, jornalista e advogado abolicionista Luiz Gama.

No capítulo final, Gilvan faz uma ponte com a atualidade e traz pensadores negros, como Jurema Werneck, Luana Tolentino, Átila Roque, Gabriel Sampaio, Raimundo Bujão e Zulu Araújo, para discutir questões urgentes que permeiam a sociedade, desde a violência contra os afrodescendentes até a discriminação no ambiente escolar.

A obra não se limita às palavras e conta com um caderno de imagens que mostra retratos de escravizados, reproduções de amuletos árabes escritos pelos revoltosos e fotos de casas grandes que hoje são utilizadas como museus. Valendo-se do embasamento histórico e de profundas análises da sociedade contemporânea, Gilvan evidencia que a Revolta dos Malês não
foi um acontecimento isolado, mas sim um dos mais impactantes eventos de uma marcha histórica que continua em curso.

Sobre o autor — Gilvan Ribeiro é autor do best-seller Casagrande e seus demônios (2013), além de Sócrates e Casagrande, uma história de amor (2016) e Travessia (2020), todos publicados em parceria com Walter Casagrande Júnior. Jornalista desde 1988, trabalhou em veículos como Folha de S.Paulo, Folha da Tarde, Diário Popular, Diário de S. Paulo e Agora São Paulo como repórter, editor e colunista. Também atuou como repórter de TV na ESPN Brasil. Nasceu na cidade de Bauru-SP, em 1964

SERVIÇO

Dia 06 de novembro, às 18h30, na Casa do Olodum
R. Gregório de Matos, 22 – Pelourinho, 40026-240

publicidade
publicidade