Notícias

Manual de checagem nordestino é lançado pela COAR

Com linguagem simples e conteúdo acessível ao público geral, o documento busca direcionar a sociedade para a identificação de notícias falsas

O “Arriégua! Ói as fake news: manual de checagem nordestina” é um material que propaga a educação midiática e digital. Com abordagem voltada para o Nordeste, o documento é pioneiro na região e visa apurar a capacidade dos leitores de identificar e combater boatos e desinformações. A publicação, além de apresentar técnicas de verificação, explora as nuances da cultura nordestina, tornando-o mais acessível e relevante para a comunidade local. Baixe aqui.

A COAR destaca a importância de uma sociedade informada e crítica, principalmente diante de um cenário eleitoral, onde as fake news podem influenciar decisões cruciais. Ciente dos desafios impostos pela disseminação rápida e volumosa de informações falsas, a entidade busca não apenas corrigir falsidades, mas também promover a conscientização e a capacitação digital. O Manual não é só uma ferramenta estática, mas um convite à participação ativa da comunidade nordestina na construção de uma cultura de verificação de fatos.

 A linguagem autêntica utilizada na elaboração do material reflete a identidade cultural do Nordeste, estabelecendo uma conexão mais profunda com o público-alvo. Para Thiago Silva, doutorando em comunicação pela Universidade Federal do Ceará, a regionalização do material busca preencher uma lacuna, adaptando o conteúdo às necessidades específicas da região na intenção de criar uma cultura de vigilância informacional. Para o pesquisador, é imprescindível que cada leitor e leitora possa se ver como parte importante no combate à desinformação no Nordeste.

“O ‘Arriégua!’ representa, portanto, uma resposta proativa e culturalmente alinhada a essa necessidade, visando fortalecer a defesa da verdade e da integridade nas comunidades do Nordeste”, afirma. “Essa iniciativa se insere em um contexto mais amplo de fortalecimento da democracia digital, onde a educação e o empoderamento se tornam as principais ferramentas na luta contra a desinformação.”

É importante ressaltar que, desde 2020, a COAR tem atuado no combate à desinformação no país, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. A organização atua em três frentes: Site (coarnoticias.com); Podcast E-COAR; COAR Educa, uma extensão educacional que oferta cursos gratuitos para a sociedade.

A redação é dos jornalistas e doutorandos em Comunicação Marta Alencar (Unisinos) e Thiago Silva (UFC). Além disso, o Manual é diagramado pelo pesquisador e mestrando em Comunicação Jhonnatan Santos (UFMA, campus Imperatriz). Também conta com a revisão da jornalista e Mestra em Comunicação Ohana Luize.

*Com informações da COAR

publicidade
publicidade