Notícias

“Memória nas Telas” é tema da 5ª edição da MIMB

Profissonais indígenas e negros podem se inscrever até o dia 18 de fevereiro

A Mostra Intinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba chega à 5ª Edição em abril deste ano. As inscrições para o festival vão até domingo (18) e devem ser feitas através do site. (https://filmfreeway.com/MIMB). O evento reflete sobre sua trajetória, construída durante os seis anos do projeto, que tem o propósito de utilizar o cinema como ferramenta de transformação social e educativa.

Para se inscrever, de acordo com o edital divulgado pela organização do evento, o proponente deve apresentar obras cinematográficas realizadas a partir de 2020, com duração máxima de 25 minutos para curtas-metragens e 90 minutos para longas-metragens.

É indispensável que o trabalho seja dirigido por pessoas negras ou afro-indígenas, sendo obrigatório o preenchimento do campo de Autodeclaração Étnico-Racial durante a inscrição e a produção deve estar em língua portuguesa ou conter tradução ou legendas em português.

Desde seu nascimento, a MIMB atuou como uma iniciativa de propagação da riqueza cinematográfica negra e sua trajetória projetada nas telas. Sob o tema “Cinemas em movimento, memórias nas telas”, o evento deste ano reverencia as memórias, movimentos e circularidades ao unir conexões formadas por pessoas, sentimentos, ocasiões e territórios. A mostra busca um movimento harmônico ao forjar narrativas, colocando o cinema como centro de experiências e de mobilização.

Homenagem

A MIMB homenageia o professor e pesquisador em cinema Mahomed Bamba. Nascido na Costa do Marfim, Bamba foi docente da Faculdade de Comunicação da UFBA e pesquisador na área de Cinema e Audiovisual, atuando também no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação, onde contribuiu para elencar a discussão sobre cinema negro na instituição. Bamba faleceu no dia 16 de novembro de 2015, e sempre será lembrado por familiares, amigos, estudantes e por aqueles que puderam conhecer um novo cinema através de sua ótica decolonial.

*Com informações da Mostra Intinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba 

publicidade
publicidade