ABI BAHIANA

Na posse da nova diretoria, Fundação Casa de Rui Barbosa é homenageada pela ABI

O novo presidente da instituição, Alexandre Santini, recebeu das mãos do presidente da ABI a Medalha Rubem Nogueira

Durante a posse de sua nova diretoria, nesta sexta-feira (24), a Fundação Casa de Rui Barbosa recebeu uma homenagem da Associação Bahiana de Imprensa, uma das instituições guardiãs da memória de Ruy Barbosa na terra natal do jurista, político e jornalista brasileiro. A cerimônia aconteceu na sede da Fundação, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, com a presença da classe artística, políticos e autoridades, como a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Das mãos do presidente da ABI, Ernesto Marques, o novo presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, Alexandre Santini, recebeu a Medalha Rubem Nogueira.

A honraria foi criada pela ABI, como parte das celebrações do Centenário de Morte de Ruy Barbosa, para reconhecer instituições e personalidades proteroras da memória de Ruy e que tenham contribuído com os acervos do Museu Casa de Ruy Barbosa, atual Casa da Palavra Ruy Baborsa. (Clique aqui e saiba quais instituições e personalidades receberam a Medalha no dia 1º de março, nos 100 anos de falecimento de Ruy)

Alexandre Santini foi convidado pela ministra Margareth Menezes para presidir a Fundação Casa de Rui Barbosa, substituindo a teledramaturga Letícia Dornelles, exonerada em dezembro passado.

Cerimônia de posse | Foto: Mariana Lima

Santini é especialista em políticas públicas de cultura, mestre em Cultura e Territorialidades, bacharel em Artes Cênicas, docente, pesquisador e escritor. Ele também é presidente do Fórum de secretários e dirigentes municipais de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Em seu discurso, o professor se definiu como um “trabalhador da cultura”, agradeceu aos parceiros do setor e aos funcionários da Fundação, com que disse contar para efetivar o projeto de reconstrução da Casa.

“Essa casa volta a ser uma casa dos saberes, da memória, da pesquisa e do conhecimento. Uma casa da cultura e do povo brasileiro. O MinC voltou, a cultura voltou, a Casa de Rui Barbosa voltou, o diálogo voltou, a civilização voltou!”, celebrou o presidente.

Ele citou diversas medidas recentes e leis de incentivo à cultura, e falou sobre um novo tempo para o Ministério da Cultura. “É como parte desse ecossistema de recriação do MinC que se dará a reconstrução da Casa de Rui Barbosa, duramente atingida pelo autoritarismo e a guerra cultural dos últimos anos. A volta da ‘Casa Rui’ ao seu lugar de destaque e importância já começou e é uma obra coletiva”, garantiu.

Confira a transmissão da FCRB:

publicidade
publicidade