ABI BAHIANA

À sociedade: Cortes nas universidades ofendem a democracia

A ABI acompanha a evolução de decisões de governo com reflexos na vida democrática e tem se pronunciado, como fez no dia em que foi publicado o decreto sobre a Lei de Acesso à Informação, revogado após ampla repercussão na sociedade. Sobre o recém-anunciado corte de verbas destinadas às instituições federais de ensino superior, a ABI subscreve nota, em conjunto com o Sinjorba e o Movimento Comunicação pela Democracia.

A Associação Bahiana de Imprensa (ABI) acompanha a evolução de decisões de governo com reflexos na vida democrática e tem se pronunciado, como fez no dia em que foi publicado o decreto sobre a LAI (Lei de Acesso à Informação), revogado após ampla repercussão na sociedade. Sobre o recém-anunciado corte de verbas destinadas às instituições federais de ensino superior, a ABI subscreve nota a seguir, em conjunto com o Sinjorba e o Movimento Comunicação pela Democracia.

À SOCIEDADE

Cortes nas universidades ofendem a democracia

A anunciada decisão do Ministério da Educação, de promover cortes de até mais de 30% nos recursos dos institutos e universidades federais, causa grande preocupação e apreensão não apenas à comunidade acadêmica, mas também a toda sociedade brasileira.
A medida ameaça a sobrevivência de valorosas instituições, fundamentais à produção e domínio do conhecimento científico e do saber, requisitos indispensáveis à afirmação da soberania nacional, do desenvolvimento sustentável, da superação das desigualdades, da democracia social, da construção da cidadania e também da liberdade de imprensa.
Principal pólo, disparadamente, de produção da pesquisa no país, as universidades federais precisam é de mais investimentos e não de cortes nos recursos. Pelo bem do Brasil, dos brasileiros e brasileiras.

ABI – Associação Bahiana de Imprensa
Sinjorba – Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Bahia
MCD – Movimento Comunicação pela Democracia

_____________

publicidade
publicidade