ABI BAHIANA

Nota de Solidariedade à repórter Andréa Silva

Instituição comprometida com a defesa da democracia e dos direitos humanos, e contra o racismo e toda expressão de preconceitos de qualquer natureza, a Associação Bahiana de Imprensa vem a público se solidarizar com a repórter Andréa Silva, da TV Bahia. A jornalista foi levianamente exposta por uma acusação de racismo, ao entrevistar um médico socorrista na transmissão ao vivo do início da vacinação contra a covid-19. Ao abordar o profissional vestido com o uniforme do SAMU, ela começa a pergunta questionando se o entrevistado é médico.


O deputado estadual Hilton Coelho, reconhecido ativista da luta contra o racismo, precipitou-se ao lançar a acusação de prática racista sem ter o cuidado de rever a entrevista – o que teria evitado a conduta caluniosa e incompatível com o que se espera de um parlamentar com a sua origem e formação política. Sua retratação na forma de um simples comentário, entre os quase cem comentários publicados na postagem acusatória numa rede social é desproporcional ao agravo e insuficiente para estancar as hostilidades a que a jornalista ficou exposta.


Quando um veículo de imprensa erra ao custo de prejuízos para imagem de pessoas e instituições, a regra é clara: retratação proporcional ao agravo. É o que merece a repórter Andréa Silva, com mais de 30 anos de profissão, sem máculas na sua carreira jornalística.

______

*Atualização às 11:00 do dia 22/01/2021:
Por meio de um post no Instagram, realizado ontem (21), o mandato do deputado Hilton Coelho reconheceu que errou na postagem do dia 19/01. Confira a seguir:

NOTA PÚBLICA

O mandato da resistência do deputado estadual Hilton Coelho vem a público reconhecer que errou na postagem do dia 19 de janeiro, relacionada à jornalista Andréa Silva. Em momento algum a repórter pergunta se o médico Uenderson Barbosa era condutor. Ela perguntou: “Você é médico socorrista, enfermeiro, qual a sua atuação?” Acabamos atribuindo um termo que a mesma não usou na reportagem, o que para nós é um problema muito grave. Por isso nos desculpamos. Já havíamos retirado o conteúdo equivocado do ar e fizemos uma postagem reconhecendo o erro desde ontem ainda que de forma sintética.

Não é postura do nosso mandato disseminar notícias equivocadas. Nossa equipe estará, de hoje em diante, ainda mais atenta à checagem de informações para que equívocos como esse não voltem a se repetir.

O post original pode ser encontrado no perfil @hiltoncoelho50 – https://www.instagram.com/p/CKU1MK4l0L0/?igshid=147kx9hy4nfz5

publicidade
publicidade