ABI BAHIANA

Núcleo de Choro da Emus/Ufba abre a Série Lunar 2024

Com nova formação e novo repertório, o grupo retorna ao Auditório Samuel Celestino para levar clássicos desse ritmo que é a cara do Brasil

Acabou a espera. Os amantes da boa música e das noites estreladas do Centro Histórico de Salvador já podem retornar ao Auditório Samuel Celestino para mais uma temporada da Série Lunar. Nesta quarta-feira (20), a partir das 19h, o Núcleo de Choro da Emus – Escola de Música da Universidade Federal da Bahia -, se apresenta no oitavo andar da Associação Bahiana de Imprensa. O evento é gratuito e aberto ao público.

Não é a primeira vez que o Núcleo leva o ritmo contagiante do chorinho à Série Lunar. Em 2023, a passagem do grupo pelo projeto lotou o auditório da ABI. Clássicos de Paulinho da Viola, Jacob do Bandolim, Altamiro Carrilho e Pixinguinha encantaram o público.

Dessa vez, compositores como Waldir Azevedo e outros artistas da música popular brasileira vão receber a interpretação cuidadosa do grupo, como adianta o músico Tadeu Maciel, coordenador do Núcleo. Ele celebra a abertura de mais uma edição do evento. “Para nós, é muito gratificante abrir a temporada. Esperamos que o público se divirta e se emocione com nossas interpretações das músicas.”

“A principal característica dos nossos encontros é acolher pessoas com diferentes níveis de conhecimento, promovendo o aprendizado da linguagem, repertório e valores sociais do choro, de forma democrática e genuína, na própria roda”, destaca Maciel.

A Roda de Choro da Escola de Música da UFBA (Emus) é uma importante iniciativa de fomento à cultura do choro no ambiente acadêmico e na capital baiana. O projeto foi criado em 2019 pelo professor Joel Barbosa, que convidou os estudantes Eduardo Brandão (violão 7 cordas), Tadeu Maciel (pandeiro) e Washington Oliveira (cavaquinho), para tocarem choro no pátio da Emus.

A formação passou por mudanças, dando boas-vindas aos membros Caio Brandão (violão 6 cordas), Jarder Ryan (clarineta), Leandro Tigrão (flauta transversal) e Natan Drubi, novo responsável pelo violão sete cordas.

A Série Lunar, fruto da parceria entre a ABI e a Escola de Música da UFBA, proporciona concertos mensais com professores, servidores do corpo técnico-administrativo e alunos vinculados à Emus. O projeto acontece sempre em noite de lua cheia, proporcionando uma vista privilegiada para o Centro Histórico de Salvador.

SERVIÇO

Núcleo de Choro da Emus – Série Lunar 2024
Dia: 20 de março (quarta-feira) | 19h
Local: Auditório Samuel Celestino – 8° andar do Edifício Ranulfo Oliveira, Rua Guedes de Brito, 1 – Praça da Sé, Centro Histórico de Salvador
Entrada gratuita

publicidade
publicidade