Notícias

“O jornalismo vive” é tema do Prêmio Gabo de Jornalismo 2023

Premiação mais importante do jornalismo da América Latina encerra as inscrições no dia 22 de março

Até o dia 22 de março, estão abertas as inscrições para o 11º Prêmio Gabo de jornalismo, a premiação mais importante da categoria na América Latina. Somente podem ser cadastradas reportagens publicadas em espanhol ou português entre 7 de junho de 2022 e 21 de março de 2023.

‘O jornalismo vive’ é o tema da tradicional honraria concedida pela Fundação Gabo, criada pelo jornalista e escritor colombiano Gabriel García Márquez.

De acordo com a instituição, o prêmio busca reconhecer e dar destaque ao jornalismo de excelência feito na América Ibérica e que avança em meio a ameaças, ataques e críticas.

“Em um momento no qual as campanhas de desinformação e ataques a jornalistas contribuem para o enfraquecimento da democracia na América Latina, a Fundação criada por Gabriel García Márquez faz 28 anos e quer reivindicar o direito à liberdade de expressão, assim como o direito ao acesso à informação, e contribuir com a construção de uma cidadania ativa”, afirma o texto divulgado.

>> Os trabalhos serão premiados em cinco categorias:

  • Texto: para o autor ou autores do melhor trabalho de jornalismo escrito.
  • Fotografia: Para o autor ou autores do melhor trabalho de cobertura fotográfica.
  • Áudio: para o autor ou autores do melhor trabalho de jornalismo sonoro.
  • Imagem: para o autor ou autores do melhor trabalho jornalístico em formato de audiovisual, vídeo, animação ou outras formas de visualização digital.
  • Cobertura: para o autor ou autores do melhor trabalho sobre notícias, investigações, e temas da atualidade em qualquer tipo de plataforma ou linguagem.

Cada categoria – Texto, Fotografia, Áudio, Imagem e Cobertura – terá três finalistas e um vencedor. Eles receberão um reconhecimento durante o Festival Gabo 2023, a ser realizado entre 30 de junho e 2 de julho, em Bogotá, na Colômbia.

Os finalistas das cinco categorias vão receber 8 milhões de pesos colombianos (cerca de R$ 8,8 mil) e serão convidados, com as despesas pagas, ao Festival Gabo 2023. Os vencedores vão receber 35 milhões de pesos colombianos (aproximadamente R$ 39 mil), um certificado, e um exemplar da escultura “Gabriel”, criada pelo artista colombiano Antonio Caro.

Desde sua criação em 2013, o prêmio recebeu 13.755 inscrições e premiou mais de 60 vencedores, de 34 países, além dos que ganharam os Reconhecimentos à Excelência e Clemente Manuel Zabala.

Inscreva-se aqui para o Prêmio Gabo

publicidade
publicidade