Notícias

OAB-BA anuncia vencedores do Prêmio de Jornalismo Barbosa Lima Sobrinho

Cerimônia será realizada virtualmente pela plataforma Zoom, com transmissão ao vivo pelo YouTube

A seção estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA) vai anunciar nesta quarta-feira (16) os vencedores do Prêmio OAB de Jornalismo Barbosa Lima Sobrinho. A OAB da Bahia realizará a entrega do prêmio durante cerimônia às 17h, pela plataforma Zoom, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

A premiação contemplará os melhores trabalhos produzidos sobre o tema “Liberdade de Imprensa e Democracia”, veiculados no período de 1º de janeiro de 2019 a 30 de junho de 2020. As categorias são Jornalismo Impresso, Fotografia, Jornalismo Escrito, Televisão, Rádio e Web jornalismo.

O prêmio foi criado em homenagem ao advogado, jornalista e escritor Barbosa Lima Sobrinho e reativado pela Resolução nº. 011/2020 como parte de uma campanha da seccional em defesa da democracia. Para a entidade, se trata de “um prêmio para celebrar a imprensa livre da Bahia, que é fundamental para a promoção da justiça e para a defesa dos direitos fundamentais no nosso estado”.

BARBOSA LIMA SOBRINHO

Alexandre José Barbosa Lima Sobrinho foi um advogado, jornalista e político que nasceu no Recife, em 22 de janeiro de 1897. Formou-se em direito na Faculdade do Recife em 1917, tendo trabalhado como promotor. Mudou-se para o Rio de Janeiro quatro anos mais tarde e tornou-se redator do Jornal do Brasil, onde fez carreira. Um dos principais opositores do Regime Militar de 1964, candidata-se à Vice-Presidência da República em 1973 pelo MDB. Em 1992 torna-se um dos líderes civis do movimento que resulta no impeachment do presidente Fernando Collor. Em 1997 lança a Antologia de Barbosa Lima Sobrinho, Cem Anos de Vida Lutando pelo Brasil, obra que reúne trechos de seus artigos, livros, conferências e discursos. Ocupou várias vezes a presidência da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) no decorrer dos anos 70 e 80, sendo ainda membro da Academia Brasileira de Letras e Instituto dos Advogados Brasileiros e Instituto dos Advogados de São Paulo. Faleceu no Rio de Janeiro, em 16 de julho de 2000, aos 103 anos de idade.

Matéria atualizada em 16/12/2020 para a inclusão dos vencedores

Jornalistas premiados

Os prêmios foram anunciados nos valores de R$ 5.000 e R$ 3.000, primeiro e segundo colocados, respectivamente. Na categoria “Fotografia”, o vencedor foi Tiago Caldas, com o trabalho “Ameaçaram me matar com a arma na cabeça”, veiculado no Correio 24h. A matéria conta com imagens que captam momentos de angústia e revolta em um caso de racismo envolvendo o estudante Gabriel Silva Santos, 23 anos, acusado de extorsão. 

O segundo lugar da categoria foi para “Fé renovada”, trabalho do repórter fotográfico da Tribuna da Bahia, Romildo de Jesus, que retrata a emoção na cerimônia de canonização de Santa Dulce.

Na categoria “Impresso”, o vencedor foi o jornalista Bruno Luiz, com o trabalho “Crianças são levadas à escola em ‘paus de arara’”. Veiculada no A Tarde, a matéria retrata o descaso no transporte de estudantes da zona rural do município de Pilão Arcado, localizado no Norte baiano, a 832 km de Salvador. Não houve segundo colocado na categoria.

O jornalista Alexandre Lyrio levou o primeiro lugar da categoria “Web”, com “Livre para ter mil e uma caras”. A matéria foi veiculada no Correio 24h e abordou o caso do ex-traficante Anderson Luiz Moreira, que mudou de nome para Adson Moreira de Menezes e virou advogado e comerciante na Bahia. 

Em segundo lugar, ficou a jornalista Cláudia Mariana Cardozo, com a série “Mordaça no TJ-BA” composta pelas matérias “Para evitar boatos, TJ-BA vai monitorar redes sociais e equipamentos de juízes e servidores”, “Sinpojud diz que decreto do TJ-BA ameaça liberdade de expressão de servidores” e “TJ-BA suspende decreto após desembargadores acusarem ‘censura prévia’ e ‘mordaça’”, todas veiculadas no Bahia Notícias.

Lista de vencedores:

Fotografia:

1º lugar: Tiago Caldas. Trabalho: “Ameaçaram me matar com a arma na cabeça” – Correio 24h

2º lugar: Romildo de Jesus. Trabalho: “Fé renovada” – Tribuna da Bahia

Impresso:

1º lugar: Bruno Luiz. Trabalho: “Crianças são levadas à escola em ‘paus de arara’” – A Tarde

(Não houve segundo lugar)

Web:

1º lugar: Alexandre Lyrio. Trabalho: “Livre para ter mil e uma caras” – Correio 24h

2º lugar: Cláudia Mariana Cardozo. Trabalho: Série Mordaça no TJ-BA composta pelas matérias “Para evitar boatos, TJ-BA vai monitorar redes sociais e equipamentos de juízes e servidores”, “Sinpojud diz que decreto do TJ-BA ameaça liberdade de expressão de servidores” e “TJ-BA suspende decreto após desembargadores acusarem ‘censura prévia’ e ‘mordaça’” – Bahia Notícias

publicidade
publicidade