ABI BAHIANA

Palestra na ABI destaca gestões empresariais inspiradoras na Bahia

Na manhã desta quarta-feira (05), a Associação Bahiana de Imprensa (ABI) realizou a Reunião Ordinária da Diretoria Executiva. Após a sessão, a instituição recebeu convidados para a palestra do professor Adriano Leal Bruni, um dos pesquisadores que construíram o livro “Gestões empresariais inspiradoras: a trajetória de grandes empreendedores baianos e seus papéis transformadores na atividade empresarial”, lançado no mês de agosto.

A publicação, fruto de uma parceria entre Sebrae, Fecomércio-BA, Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Sistema Faeb/Senar e Universidade Federal da Bahia (Ufba), traz a biografia de 30 empreendedores baianos que fizeram história na Bahia pelo pioneirismo e capacidade de inovar em suas respectivas áreas de atuação, nos três principais setores econômicos do estado: comércio e serviços, indústria e agronegócio. Luiz Tarquínio, Mamede Paes Mendonça, Carminha Missio, Emil Wildberger estão entre os personagens retratados.

Adriano Leal Bruni | Foto: Joseanne Guedes

“Os registros do projeto saúdam a Bahia e o seu povo. Além de uma história singular, uma geografia deslumbrante e um povo encantador, aqui tem gente que sonha, sua, e que faz, do verbo, carne. No solo fértil da Bahia, sementes empreendedoras geraram frutos inspiradores”, regista o site do projeto conduzido por diferentes professores da Ufba.

De acordo com Adriano Bruni, que atua como professor de Finanças e Métodos Quantitativos, o projeto reverencia trajetórias. “Rever esse passado tem uma importância muito grande. O projeto nos dá a oportunidade de ensinar a partir das memórias. Para mim, como docente, isso é ímpar, porque de um modo geral o nosso ensino não é contextualizado”, reflete.

“A gente fala da Bahia, de histórias que nos trazem orgulho e que podem inspirar novas gerações de líderes empresariais. Trazemos trajetórias de empreendedorismo”, destaca. Segundo ele, o livro também ajuda a expandir o imaginário sobre o estado. “Quando falamos de imagem da Bahia, a grande construção que se tem é dessa Bahia festiva, até folclórica. Essa imagem vende serviços de turismo, mas a Bahia é muito mais que isso. O que a Bahia tem além disso?”, questionou.

A palestra foi prestigiada pela diretoria da ABI e convidados, como o presidente da Fecomércio/Ba, Kelsor Fernandes, acompanhado pela coordenadora de Comunicação da entidade, Délia Coutinho, e pelo superintendente executivo, Nelson Daiha; a desembargadora Fátima Carvalho, do Tribunal de Justiça da Bahia; o presidente do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC), Roberto Menezes; Najara Sousa, da AC Comunicação, pela assessoria de comunicação da Ferreira Costa; e Carla Maíne, supervisora de Marketing da Ferreira Costa.

*Com informações de Carlos Baumgarten para a Agência Sebrae de Notícias

publicidade
publicidade