Neste sábado, 8 de abril, o jornalista, poeta e professor Florisvaldo Mattos, o nosso querido mestre Flori, completa mais um ano de sua brilhante trajetória. Aos 91 anos, ele recebe homenagens da imprensa baiana por suas importantes contribuições para a cultura e o ensino do Jornalismo.
Florisvaldo Mattos desempenhou muitas funções no campo da comunicação, em mais de 50 anos no jornalismo profissional. Como professor na Faculdade de Comunicação da UFBA (Facom), Mattos transmitiu ensinamentos para nomes de destaque na imprensa baiana.
Esse grande intelectual baiano nasceu na cidade de Uruçuca (antigo distrito ilheense de Água Preta). Florisvaldo teve uma trajetória de sucesso na escola e no ginásio. Ainda no colégio, passou a ler Gonçalves Dias, Fagundes Varela e Castro Alves e, depois, os poetas parnasianos.
O então estudante publicava seus poemas em revistas das cidades de Ilhéus e Itabuna. Em contato com o poeta Sosígenes Costa, foi apresentado a Walter da Silveira e Glauber Rocha. Flori também mantinha amizade com nomes como Paulo Gil Soares, Carlos Anísio Melhor e Antônio Guerra Lima. Surgiu, então, a famosa Geração Mapa, que contava também com Fernando da Rocha Peres, Calasans Neto, Sante Scaldaferri, Myriam Fraga, Guido Araújo e João Ubaldo Ribeiro.
Os integrantes da Geração Mapa formaram a primeira redação de jornalismo com feição moderna (norte-americana) no Jornal da Bahia.
O poeta graduado em Direito começava a sua frutífera relação com o jornalismo. Ainda bem!
Florisvaldo Mattos passou pelo Diário de Notícias, Jornal do Brasil e fez história no jornal A Tarde, implantando uma nova linha editorial ao suplemento literário.
É mestre em Ciências Sociais, membro da Academia de Letras da Bahia (ALB). Ex-diretor da Associação Bahiana de Imprensa, ele agora é membro do “Senado ABI”, um espaço de interação onde diretores veteranos se reúnem para trocar ideias e passar sua expertise para o corpo diretivo. Ao lado dos titãs Jorge Vital de Lima e Walter Lessa, ele segue na ativa, já propondo medidas para fomentar o relacionamento da ABI com os associados.