ABI BAHIANA

Primeira reunião do “Senado ABI” prioriza o futuro da imprensa e a integração de gerações

Titãs da imprensa baiana, Florisvaldo Mattos, Valter Lessa e Jorge Vital de Lima discutem suas principais ideias para contribuir com a Associação no novo espaço

Quem tem medo da tecnologia? Com toda certeza não é a turma do “Senado ABI”. O ambiente de interação, onde diretores veteranos vão se reunir para trocar ideias e passar sua expertise para o corpo diretivo, foi consolidado nesta segunda-feira (21). Os jornalistas nonagenários Florisvaldo Mattos, Valter Lessa e Jorge Vital de Lima, com muita disposição e generosidade, assumiram a tarefa de construir um diálogo com os mais jovens. Da sede da ABI, eles sacaram os celulares e se conectaram com o presidente da instituição, Ernesto Marques, via aplicativo de videoconferência.

O encontro em formato híbrido acontece a nove dias da Assembleia Geral Extraordinária, que elegerá a próxima Diretoria da ABI. Os primeiros integrantes do Senado ABI têm importantes atuações na trajetória da Associação – e na imprensa baiana. Agora, eles abriram espaço na chapa única #DemocraciaViva para a renovação do quadro diretivo.

“O Senado é a melhor possibilidade de fazer esse diálogo, da passagem do bastão, de troca de experiência, cultivando o respeito. São nossos mestres”, enfatizou Ernesto Marques, idealizador do espaço, que valoriza o saber de quem ajudou a construir a história da ABI.

Durante a reunião, o Senado ABI refletiu acerca do papel da imprensa, evocou memórias, sugeriu homenagens e propôs medidas para fomentar o relacionamento da ABI com novos associados.

Membro da Diretoria da ABI há mais de 30 anos, o fotojornalista Valter Lessa (90) demonstra entusiasmo com a formação do trio. “Uma das coisas que eu considero mais importantes é selar uma orientação para os mais novos, se aproximar das escolas de comunicação. Eles precisam de uma bússola que possa norteá-los na verdadeira comunicação. Um jornalismo sério, competente e objetivo”, opinou Lessa, titular da Secretaria da Assembleia Geral da ABI. Mestre da fotografia, Lessa é pioneiro nas teleobjetivas e grandes angulares. Seu rico acervo conta com aproximadamente 110 mil fotografias e mais 80 mil ainda não catalogadas.

O conselheiro fiscal da ABI, Jorge Vital, tem uma carreira marcante no jornalismo esportivo. Chegou à ABI ainda na época do ex-presidente Jorge Calmon, no início da década de 70. Aos 92 anos, ele acumula passagens por veículos como o jornal O Momento, Diário da Bahia, Jornal da Bahia e A Tarde. Foi presidente da Associação Bahiana de Cronistas Desportivos (ABCD) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba). Para ele, o Senado é uma iniciativa para qual pretende se dedicar. “Eu estou disposto. No que puder fazer, colaborar e contribuir, vamos para frente!”, ressaltou, durante a reunião.

Florisvaldo Mattos, de 90 anos, desempenhou muitas funções no campo da comunicação, em mais de 50 anos no jornalismo profissional. O 2º vice-presidente da atual Diretoria espera continuar passando o seu conhecimento. Como professor na Faculdade de Comunicação da UFBA (Facom), Mattos transmitiu ensinamentos para nomes de destaque na imprensa baiana. “Eu acho que é um momento novo que se instala no universo da nossa ABI”, afirma Flori, com entusiasmo e bom humor.

publicidade
publicidade