ABI BAHIANA

Presidente da ABI participa de evento da ALB

“Palavra é arma forte”, disse o presidente da ABI, Ernesto Marques, durante a sua participação no evento “Encontros ALB: Democracia e Liberdade de Expressão”, realizado na noite de hoje (6) pela Academia de Letras da Bahia. O jornalista evocou o trecho da canção “Palavra”, do poeta e compositor baiano Guilherme Menezes, para defender a liberdade de informar e denunciar o contexto cada vez mais perigoso para o exercício da atividade jornalística.

Disseminação de notícias falsas, manipulação de processos eleitorais, ameaças e tentativas de intimidações a profissionais da imprensa foram alguns problemas abordados por Marques. Segundo ele, o Brasil convive com “demonstrações claras de hostilidade contra jornalistas, temperadas com discurso odioso e culto à violência pretensamente justificada e misoginia”. O radialista aproveitou o espaço para destacar a importância de instituições democráticas e que atuam em defesa das liberdades individuais e coletivas.

“Não há espaços mais adequados para pessoas como nós, dissecarem com paciência histórica, o conjunto de coisas e circunstâncias articuladas nessa complexa imbricação de conjunturas locais, regionais e nacionais, com todas as conexões planetárias possíveis; a ponto de nos instar a reflexões como esta, sobre os riscos de a humanidade viver mais um período de obscurantismo”, defendeu.

Na véspera do Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, celebrado no Brasil desde 7 de junho de 1977, ele enfatizou a importância da liberdade de informação para a democracia brasileira. Preferindo não seccionar as liberdades democráticas, Ernesto Marques afirmou que “qualquer ameaça à liberdade de imprensa é uma ameaça a todas as liberdades”.

  • Assista a participação do presidente da ABI no “Encontros ALB”:
publicidade
publicidade