Notícias

Que tal curtir a Bienal?

Maior evento de literatura e cultura do Nordeste movimenta o Centro de Convenções de Salvador até o dia 15 de novembro

Com 70 horas de conteúdo produzido pelos mais de 100 autores e personalidades convidados, a Bienal do Livro Bahia está movimentando a cena cultural de Salvador desde o dia 10. O maior evento de literatura do Nordeste tem seu encerramento marcado apenas para o feriado da Proclamação da República, dia 15 de novembro. Até lá, o Centro de Convenções de Salvador, no bairro da Boca do Rio, segue recebendo toda a pluralidade, troca de saberes e produção de conhecimento que a Bienal proporciona. A cantora Ivete Sangalo, a escritora e professora Bárbara Carine, ator e escritor Gregório Duvivier foram alguns nomes que já passaram por esta edição Bienal.

O evento marca a volta da Bienal à capital baiana após nove anos, já que a edição de 2020 foi adiada em virtude da pandemia da Covid-19. Além das mais de 150 marcas expositoras e stakeholders do mercado editorial, a programação da Bienal, montada para todos os públicos, trouxe três diferentes espaços: o Café Literário, a Arena Jovem e o Espaço Infantil.

Nesta sexta-feira, a jornalista Simone Ribeiro, diretora de Comunicação da ABI, atuou como mediadora do Café Literário que reuniu a professora, jornalista e escritora Kátia Borges, e os escritores Rita Santana e Ruy Espinheira Filho. Durante o painel “Especial Literatura Baiana – Por que Escrevo”, Kátia Borges promoveu “Tudo Será Daqui Para Frente”, seu segundo livro de crônicas, oitavo de sua carreira.

Foto: Reprodução/AVERA – Agência de Notícias Experimental da UNIFACS – Universidade Salvador

Para o curador da Arena Jovem, Schneider Carpeggiani, o espaço é um local onde as ideias se somam e o diálogo e a escuta são pilares fundamentais. “A Bienal Bahia é um espaço plural, onde todos têm voz. E é por isso que temos um ambiente para discutir, através dos diversos gêneros da literatura, temas presentes e atuais no universo do público mais jovem”. É neste espaço que escritores aclamados pelo público jovem, influenciadores, personalidades e artistas se encontram para bate-papos e painéis sobre assuntos como diversidade, criatividade, música, poesia, cinema, séries, cultura pop, fantasia e muito mais.

Já o Café Literário é um palco para o diálogo, a troca, e reflexões sobre assuntos tão importantes de serem discutidos nos dias de hoje e que apontam os rumos da sociedade. “Neste local, grandes nomes da literatura, jornalistas, filósofos e demais formadores de opinião participarão de discussões sobre comportamento, política, economia, relações humanas, cultura, artes, meio-ambiente, sustentabilidade, saúde mental, diversidade e demais assuntos fundamentais para a criação de novas possibilidades de futuro”, destaca a escritora e jornalista Josélia Aguiar, curadora do espaço.

Um dos destaques deste sábado é o Café Literário “Escutar a Terra”, com Ailton Krenak, ativista do movimento socioambiental. Com mediação do jornalista André Uzeda, Krenak vai compartilhar suas reflexões sobre os desafios que o Brasil enfrenta principalmente com relação à questão indígena e ambiental. Ainda neste sábado, o painel “Políticas, tretas e diálogos possíveis no Brasil de hoje” reúne na Arena Jovem o autor e ensaísta Francisco Bosco, o apresentador e jornalista Manoel Soares, sob a mediação da jornalista, crítica literária e professora Edma Góis.

Neste domingo, 13, o evento tem a participação de nomes como o poeta Bráulio Bessa e a escritora e poeta Ryane Leão, o ator, apresentador, diretor e escritor Lázaro Ramos, o ator, roteirista e apresentador Aldri Anunciação e o advogado e professor Silvio Almeida. Na segunda-feira, tem Arena Jovem mediada pelo jornalista Cláudio Leal, o painel terá a participação do letrista, produtor artístico e jornalista Carlos Rennó, e do cantor, compositor, membro da Academia Brasileira de Letras Gilberto Gil, ex-ministro da Cultura.

O encerramento também trará importantes discussões, com a participação de intelectuais negras como Carla Akotirene, Giovana Xavier e Ynaê Lopes dos Santos.

A assessoria do evento é por conta da Via Press | Juliana Carvalho: (71) 3505 0000 | (71) 9283-7719 | [email protected]

SERVIÇO:

Bienal do Livro Bahia 2022
Período: 10 a 15 de novembro
Horário: das 9h às 21h (quinta, sexta e segunda), das 10h às 22h (sábado e domingo) e das 10h às 21h (terça-feira)
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Espaços: Área de Exposição, Café Literário, Arena Jovem, Espaço Infantil e Praça de Alimentação
Site oficial: www.bienaldolivrobahia.com.br

Textos relacionados:

publicidade
publicidade