Na tarde desta quinta-feira (29), dirigentes da ABI foram até a redação do site Bahia Notícias para entregar a versão impressa do Protocolo Antifeminicídio. A ação faz parte de uma série de visitas para difundir e explicar o documento, feito para incentivar boas práticas na cobertura de casos relacionados a violências de gênero, que têm o feminicídio como ápice.
O presidente da ABI, Ernesto Marques, a diretora de Comunicação Jaciara Santos e a 1ª secretária Amália Casal foram recebidos pelo editor-chefe do veículo, Fernando Duarte.
“É super importante esse tipo de iniciativa porque conscientiza as redações sobre a importância de uma melhor cobertura dos casos de feminicídio. A imprensa tem uma responsabilidade sobre a forma como uma sociedade enxerga os casos. Então, esse protocolo é fundamental para sugerir caminhos que evitem a revitimização e a própria criminalização da vítima, que é um dos grandes problemas que a gente enfrenta na sociedade hoje”, comentou o Duarte.
O presidente Ernesto Marques agradeceu aos jornalistas do Bahia Notícias pela recepção calorosa e a disposição da turma em discutir o tema. Segundo ele, o objetivo é que o documento seja um apoio para a atividade diária de apuração desse tipo de crime.
Jaciara Santos ainda explicou o intuito dessas visitas, e a importância de levar os protocolos impressos, mesmo com a versão online disponível gratuitamente no site da Associação.
“É uma forma de estreitar os laços da ABI com os veículos. O corpo a corpo com os colegas é também uma oportunidade para reforçar a importância do guia e estimular sua utilização como fonte de consulta”, observou.
Essa é a quarta redação visitada pela diretoria da ABI, já incluindo o Jornal A Tarde, os estúdios da Band Bahia e a redação do site BNews. As visitas estão sendo marcadas de acordo com a disponibilidade de cada veículo.
*Caio Valente é estagiário da ABI. | Edição: Jaciara Santos