ABI BAHIANA

Reunião da ABI é marcada por homenagem a dirigentes

A reunião de abril da Diretoria Executiva da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), ocorrida nesta quarta (13/04), foi marcada por homenagens da entidade a dirigentes aniversariantes, profissionais com relevantes serviços prestados à imprensa baiana e, em especial, à ABI. A sessão dirigida pelo presidente Ernesto Marques tratou de assuntos importantes para a rotina da instituição e foi encerrada por uma entrega de troféus e presentes, simbolizando a gratidão da ABI pela atuação dos comunicadores.

Após a reunião mensal, foi oferecido um almoço de confraternização para homenagear os aniversariantes. Foram comemorados o 90º aniversário dos jornalistas Florisvaldo Mattos (08/04) e Valter Lessa (31/01); os 80 anos do decano da comunicação empresarial soteropolitana Pedro Daltro (08/02); os 70 anos dos jornalistas Jair Cezarinho (18/04), Luis Guilherme Pontes Tavares (15/05), vice-presidente da ABI, e Artur Andrade (10/11); e os 60 anos da jornalista Suely Temporal (02/02).

“Queria registrar minha gratidão por estarmos aqui vivos, saudáveis, depois dessa pandemia terrível. Perdemos amigos e familiares com esse coronavírus, que continua implacável em alguns lugares”, afirmou Nelson José de Carvalho, diretor do Departamento Social da ABI.

“Estou feliz em poder compartilhar desse momento memorável com expressivas figuras da imprensa da Bahia que muito contribuem para um mundo melhor”, agradeceu Jair Cezarinho.

Discursos sobre amizade marcaram o almoço. O jornalista Ernesto Marques lembrou o seu início na profissão, trazendo à memória sua relação com o radialista e publicitário José Jorge Randam, ícone do rádio e pioneiro da televisão baiana. Ele expressou o sentimento de gratidão pela convivência e aprendizado com o amigo.

“Quero dizer que fiquei muito feliz com este nosso encontro e ainda mais por ter entrado em contato, mais de uma vez, com grande número de ex alunos, que se tornaram grandes jornalistas, e que se tornaram também meus colegas no trabalho”, destacou o professor Florisvaldo Mattos, para em seguida reverenciar a memória do cineasta Glauber Rocha, o principal responsável por sua chegada à redação. “Já somei 53 anos de exercício de jornalismo profissional. Nesses anos de jornalismo, a quem eu deveria recorrer como memória infinita? A um grande amigo e depois grande cineasta, o saudoso Glauber Rocha”.

Estiveram também no encontro a secretária geral da ABI, Sara Barnuevo; a diretora Amália Casal Rey; Jorge Ramos, diretor do Museu Casa de Ruy Barbosa. Além dos diretores e convidados presentes na sede da entidade, participaram de forma online: Simone Ribeiro, diretora do Departamento de Divulgação; Sérgio Mattos, vice-presidente da Assembleia Geral da ABI; Nelson Cadena, diretor de Cultura; Raimundo Marinho, diretor de Patrimônio.

O encontro foi prestigiado também pela professora Cybele Amado, diretora-geral do Instituto Anísio Teixeira; o advogado Antonio Luiz Calmon Teixeira, sócio honorário da ABI, e o Comandante Geovani, representando o vice almirante Humberto Caldas, do Comando do 2º Distrito Naval.

publicidade
publicidade