ABI BAHIANA

Revista Memória da Imprensa aborda papel estratégico da Logística e Infraestrutura no desenvolvimento do estado

Edição especial de outubro traz síntese da conferência que recebeu Humberto Rangel e Antônio Alberto Valença

A edição especial de outubro da Revista Memória da Imprensa, lançada pela Associação Bahiana de Imprensa (ABI) nesta sexta-feira (24), coloca a Logística e a Infraestrutura no centro do debate sobre o desenvolvimento da Bahia e do Brasil. A publicação faz parte do Ciclo de Conferências ABI 95+5, série que celebrou ao longo deste ano os 95 anos da entidade. As páginas registram o encontro do dia 13 de agosto entre Antônio Alberto Valença, assessor especial da Secretaria do Planejamento da Bahia (SEPLAN), e Humberto Rangel, diretor executivo do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (SINICON).

Na conferência, Valença defendeu o impacto positivo do projeto da Ponte Salvador–Ilha de Itaparica, orçado em R$ 11 bilhões, e a necessidade de integração entre os portos, ferrovias e rodovias para uma logística eficiente. Ele também falou sobre a revitalização da hidrovia do Rio São Francisco, a recuperação da malha ferroviária baiana e a criação de um trem entre Salvador e Feira de Santana como alternativas sustentáveis de transporte.

Rangel por sua vez, destacou como a infraestrutura é a base de todos os setores produtivos ressaltando que o desenvolvimento do país depende diretamente de investimentos sólidos e contínuos nessa área, uma vez que o setor privado, embora relevante, não é suficiente para suprir todas as demandas.

Durante o debate, o diretor do SINICON sinalizou a necessidade do aumento dos investimentos públicos e privados, lembrando que o setor de infraestrutura responde por cerca de 70% dos recursos aplicados em obras no país, segundo dados da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB). Para ele, o fortalecimento da engenharia nacional e a retomada de políticas de crédito à exportação são fundamentais para a retomada do crescimento econômico.

Nesta edição especial, a revista traz artigos de Waldeck Ornélas e Nelson Cadena, que aprofundam as reflexões apresentadas no encontro. Ornélas analisa o “isolamento logístico” como um obstáculo histórico ao progresso da Bahia, enquanto Cadena aborda a “herança do calote” e o impacto da falta de continuidade nos projetos de infraestrutura ao longo das décadas.

De acordo com a jornalista Suely Temporal, presidente da ABI, a publicação reafirma o papel da Associação Bahiana de Imprensa como promotora de reflexão crítica e registro histórico sobre temas estratégicos para o futuro da Bahia. “A revista mostra como o desenvolvimento logístico e de infraestrutura é condição essencial para a integração regional, o fortalecimento econômico e a sustentabilidade do estado e do país”, observa a dirigente.

  • Confira neste link todas as edições da Revista Memória da Imprensa.

OUTUBRO 2025 – Edição especial

Textos relacionados:

publicidade
publicidade