Notícias

Rotas artísticas movimentam o São João do Centro Histórico da capital baiana

Apresentações de quadrilhas juninas, literatura de cordel, rotas artísticas e gastronômicas, barracas de iguarias e muita música! No período junino, não faltam atrativos no Centro Histórico de Salvador. Serão pelo menos sete dias de programação proporcionada pela Prefeitura de Salvador e pelo Governo do Estado da Bahia.

A Prefeitura dividiu a agenda em dois circuitos: o “Prá Lá de Bão”, que é completamente gratuito, e o “Pra Ficá Mió”, realizado por instituições públicas e privadas, com ingressos a preços populares. Serão realizadas 330 ações em 142 pontos públicos e privados, com a participação de 120 estabelecimentos comerciais, até o dia 25. Confira tudo no site do São João do Centro Histórico, realizado em parceria com a Associação do Centro Histórico Empreendedor (ACHE) e a Sole Produções.

A Praça da Cruz Caída vai receber, a partir desta quinta-feira (22), as quadrilhas juninas de Salvador, com espetáculos de coreografias e figurinos. A chamada Arena Arromba Chão será animada pelas apresentações dos grupos Germe da Era, Forró do Luar e Asa Branca. A quadrilha Arraiá das Marias está prevista para o dia 23, véspera do São João. No sábado (24), a programação traz a Imperatriz do Forró. E no domingo (25), o Arraiá das Marias e o Forró do ABC encerram a agenda.

Shows gratuitos acontecem na Praça da Sé (Estação de Forró São Pedro), Largo do Santo Antônio Além do Carmo (Coreto Musical Santo Antônio) e no bairro da Saúde (Coreto do Jorginho). Cerca de dez artistas plásticos também movimentam o circuito “Pra Lá de Bão”. Peças estão expostas nos ateliês de cada artista, para visitação gratuita do público, até domingo (25).

Já a programação de São João do Governo do Estado vai além dos shows previstos para o Parque de Exposições, sendo diluída entre o Pelourinho e os bairros Paripe e Periperi, na região do Subúrbio Ferroviário. A festa vai até o dia 2 de julho e homenageia o cantor e compositor Zelito Miranda, que faleceu em agosto passado, em decorrência de problema pulmonar.

O Centro Histórico será movimentado por programação diária, nos largos Tereza Batista, Quincas Berro D’Água e Pedro Arcanjo.

No Parque de Exposições, a festa acontece de 22 a 24 de junho. O Governo instalou postos de coleta do programa “Bahia Sem Fome”, para arrecadar alimentos não perecíveis que serão destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade sociais em todo o estado.

publicidade
publicidade