Notícias

Saúde mental de jornalistas é tema de encontro em Salvador

Nesta terça-feira (12), a organização Médicos Sem Fronteira Brasil vai promover um encontro sobre estratégias para amenizar impactos psicossociais negativos em profissionais da comunicação no pós-pandemia. A oficina intitulada “Jornalistas no limite: saúde mental em pauta” é gratuita e acontece às 9h, na sede da Aliança Francesa, Ladeira da Barra. Inscrições podem ser feitas neste link – (https://www.msf.org.br/transformacoes/salvador/saude-mental-em-pauta/).

O encontro integra o “Transformações”, um evento que pretende aproximar as pessoas das causas da organização, compartilhar e promover a troca de conhecimentos, inspirar ações e construir pontes entre diferentes grupos. De 12 a 17 de setembro, o MSF realiza em Salvador exposições, palestras, oficinas, rodas de conversas e atividades culturais.

Olhar para dentro

Durante a pandemia de COVID-19, profissionais de imprensa enfrentaram desafios para apurar a notícia em meio à crise sanitária. Imersos em uma cultura de pouca valorização do autocuidado, exerceram seu trabalho em um contexto permeado por violência e grandes pressões. Ao longo do encontro, jornalistas e comunicadores são convidados a refletir sobre como criar recursos de autopercepção para construir uma jornada profissional e pessoal mais consciente e equilibrada.

Para a organização da oficina, ela é uma oportunidade de desacelerar e olhar para dentro. “Queremos criar um debate com micromomentos de autopercepção. A ideia é que as palestrantes, com uma escuta atenta e empática, indiquem ferramentas que possam ajudar os jornalistas no dia a dia com práticas de relaxamento e de autocuidado”, reforça o MSF Brasil.

A atividade tem o apoio institucional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba) e da Associação Bahiana de Imprensa (ABI).

O evento é coordenado pela jornalista Adriana Garcia – que atuou como repórter e editora em veículos como Veja SP, Exame e Reuters por duas décadas – e pela psicóloga Clarice Almeida, especializada em psicoterapia familiar. Presidente do MSF Brasil, a psicóloga Renata Santos também participa da oficina em Salvador.

SERVIÇO

Oficina | Jornalistas no limite: saúde mental em pauta
Dia: 12 de setembro, terça-feira
Hora: 9h
Local: Sala Micheline Coutinho, Aliança Francesa (Av. Sete de Setembro, 401 – Ladeira da Barra)
Quanto: Gratuito

publicidade
publicidade