Notícias

Seminário em São Paulo vai discutir futuro da imprensa no Brasil

DEU NA ABI (Associação Brasileira de Imprensa) – Um seminário internacional que pretende discutir o futuro da imprensa no Brasil e no mundo será realizado entre os dias 17 e 18 de novembro, em São Paulo. O objetivo do seminário é reunir profissionais que são referências nacionais e internacionais em um intercâmbio de pensamentos, práticas e tendências sobre o futuro do jornalismo e da comunicação.

O painel “Os desafios de ser jornalista na América Latina” contará com as presenças de Ariel Palacios, correspondente do jornal O Estado de S. Paulo e da Globo News na Argentina; Pablo Giuliano, repórter da agência EFE; Verónica Goyzueta, correspondente no Brasil do jornal espanhol ABC News; e Kamil Ergin, representante da Cihan News Agency na América Latina.

As inscrições para o mídia.JOR são limitadas e já estão abertas. O valor de cada dia de palestras é de R$ 260,00 (inteira). Até o dia 31 de outubro, o interessado pode se inscrever com descontos promocionais. Para mais informações e toda a programação clique aqui.

Conheça as oficinas:

OFICINA DE JORNALISMO EM REVISTA – MÓDULOS I E II*
Com Edson Rossi – diretor de conteúdo e marketing na rede Elemídia

JORNALISMO EM REVISTA – MÓDULO I: PAUTA E REPORTAGEM
Dirigida para profissionais que querem atuar no mercado de revistas – uma dos maiores segmentos de atuação para jornalistas hoje, no Brasil, e com perspectivas de crescimento – a Oficina de Jornalismo em Revista I tem como objetivo formar os profissionais para atuar na elaboração de pautas e reportagens para revistas. Também é essencial para jornalistas que desejam atuar como freelancers na área de revistas, ajudando-os a entender melhor como sugerir e elaborar uma pauta a ser oferecida aos editores. A oficina vai tratar de questões como características da pauta e da reportagem para revistas, a produção de matérias, a entrevista com as fontes e o texto para revistas.

JORNALISMO EM REVISTA – MÓDULO II
Como continuidade do primeiro módulo da oficina de Jornalismo em Revistas, a segunda parte trata de questões essenciais para quem deseja se projetar como editor no mercado revisteiro. Parte significativa do sucesso de um título depende do trabalho de editores e isso exige conhecimentos técnicos, de estilo, de design e de mercado leitor. A oficina de Jornalismo em Revista – Módulo II trata destas questões, com foco na formação inicial de editores de texto e fechadores de revista, apresentando, a partir de cases e de exercícios, o que um profissional precisa saber para atuar nessas funções. Essa oficina pode ser feita integrada ou de maneira independente da primeira do módulo.

OFICINA DE INFOGRAFIA E INTERAÇÃO COMO FERRAMENTAS JORNALÍSTICAS*
Com Fred Di Giacomo e Karin Hueck – jornalistas, escritores e criadores do Glück Project

Esta oficina explora uma das mais impactantes ferramentas de informação do jornalismo. Infográficos bem conceituados e construídos são diferenciais no editorial de qualquer veículo e, consequentemente, no currículo de todo jornalista que atua ou procura atuar como editor. Neste curso, você conhecerá alguns dos princípios que orientam a editoração de infográficos impressos ou digitais como objetividade, clareza, layout e diálogo com conteúdo textual.

OFICINA DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA BLOGS E MÍDIAS SOCIAIS*
Com Ailin Aleixo, editora do blog Gastrolândia

Quais fatores influenciam na qualidade editorial e no sucesso de audiência nas novas mídias? A evolução tecnológica e a expansão das novas mídias deu a palavra para cada indivíduo que tivesse o interesse em se expressar. Com a explosão do número de blogs na internet, abriu-se espaço para que os profissionais empreendedores que assumiram a produção de conteúdo como ganha-pão saíssem em busca do êxito sem precisar sair de casa. Hoje, blogs e mídias sociais tornaram-se importantes meios de comunicação e de relacionamento com o cliente. Os métodos de produção se profissionalizaram e uma nova discussão surgiu: como negócio nestas plataformas pode se tornar relevante e rentável?

SERVIÇO

mídia.JOR

Data: 17 e 18 de novembro de 2014
Local: Teatro Aliança Francesa – Rua General Jardim, 182 – Vila Buarque – São Paulo-SP
Horário: das 9h às 13h – Oficinas IMPRENSA / a partir das 14h – Painéis de debate
Inscrições no site: www.midiajor.com.br

publicidade
publicidade