ABI BAHIANA Notícias

Sessão especial na ABI comemora os 50 anos da Tribuna da Bahia

A ABI homenageará, no dia 31 de outubro, às 9h, o cinquentenário do jornal Tribuna da Bahia. O evento terá mediação do professor e jornalista Sérgio Mattos, e, como convidados palestrantes, Emiliano José, Joaci Góes, Mariluce Moura, Raimundo Lima, Roberto Pessoa, Sérgio Gomes, e Tasso Franco, todos jornalistas que passaram pelo veículo e reconhecidos pela excelência em pesquisa e atuação na imprensa brasileira.

A Associação Bahiana de Imprensa (ABI) homenageará, no dia 31 de outubro, às 9h, o cinquentenário do jornal Tribuna da Bahia, celebrado no último dia 21. A sessão especial é uma proposição do diretor de Patrimônio da ABI, Luís Guilherme Pontes Tavares, e acontece no Auditório Samuel Celestino, 8º andar da sede da instituição. O evento terá mediação do professor e jornalista Sérgio Mattos, e, como convidados palestrantes, Emiliano José, Joaci Góes, Mariluce Moura, Raimundo Lima, Roberto Pessoa, Sérgio Gomes, e Tasso Franco, todos jornalistas que passaram pelo veículo e reconhecidos pela excelência em pesquisa e atuação na imprensa brasileira.

A programação prevê temas como a ditadura militar no Brasil e suas implicações no trabalho da imprensa, a cobertura de esporte na Tribuna da Bahia, as contribuições de Quintino de Carvalho – primeiro editor-chefe do jornal –, e a sinergia que manteve a TB. “Essa série de palestras de figuras ligadas à vida da Tribuna nesses 50 anos enriquecerá a todos, na medida em que ajuda a contar a história da nossa imprensa. Alegra-nos receber esses profissionais. Será algo marcante e proveitoso para a imprensa baiana”, ressalta Walter Pinheiro, presidente da Tribuna da Bahia e também da ABI.

O dirigente destacou a importância da data, diante de um contexto comunicacional marcado pelo avanço tecnológico, que tem modificado a maneira como o público consome a notícia. “Tudo isso se justifica porque chegar até aqui foi uma tarefa muito difícil, muito árdua, mas possível”, celebra. A TB se destaca como um dos principais veículos de comunicação da Bahia. “É uma alegria fazer 50 anos num período como este, sediada na região Nordeste, numa área de comunicação que se tornou altamente competitiva e com uma diversidade imensa de canais, de plataformas”, avalia.

“Sinto-me duplamente feliz. Primeiro, como presidente da ABI, em poder homenagear a todos aqueles que fizeram a Tribuna da Bahia, a começar pelos saudosos fundadores Elmano Castro e Quintino de Carvalho. Depois, como presidente da Tribuna, e juntamente com os que hoje a fazem, sermos alvos desta celebração pelo quinquagésimo aniversário”, completa o gestor, emocionado.

SERVIÇO

Evento: Sessão na ABI celebra o Jubileu de Ouro da Tribuna da Bahia
Dia 31/10 (quinta-feira), 9h
Local: Auditório Samuel Celestino, da Associação Bahiana de Imprensa (ABI)
Rua Guedes de Brito, 1 – Praça da Sé (Centro)
Gratuito e aberto ao público
publicidade
publicidade