Notícias

Sinal digital da TV ALBA já está em 123 municípios baianos

A TV ALBA, emissora legislativa baiana, já está presente em 123 municípios baianos através dos canais abertos digitais 9.2, 10.2 ou 40.2. E a ampliação do sinal aberto digital de televisão vai crescer mais, chegando a outras regiões em breve.

Imagem: Agência ALBA

“Esta é a consolidação da tão sonhada interiorização da TV do Legislativo que, até o primeiro semestre de 2021, chegava a 13 municípios da Região Metropolitana de Salvador, através do canal aberto digital 12.2 ou 16 na NET”, comemora Michele Gramacho, diretora-geral da Fundação Paulo Jackson, instituição gestora da TV ALBA e da Rádio ALBA.

A gestora explica que, para interiorizar o canal aberto da TV – que começou com a transmissão via satélite, pelo canal aberto 40.2, para Barreiras – foi necessário viabilizar, por meio da outorga concedida pela Câmara dos Deputados e assinatura de termo de cooperação com a Câmara Municipal de Barreiras.

“Essa primeira transmissão via satélite permitiu que a emissora se tornasse apta a integrar o Programa Digitaliza Brasil, que tem levado o canal aberto digital para 1.638 municípios brasileiros, sendo 117 baianos”, afirmou a jornalista.

De acordo com a diretora, a adesão ao Digitaliza Brasil gerou uma economia de mais de R$ 20 milhões, calculando o custo para ampliar o sinal sem estar no programa. Ela lembra que a iniciativa do Ministério das Comunicações evitou, com o fim do sinal analógico, o apagão para muitas cidades brasileiras.

AMPLIAÇÃO – Luís Eduardo Magalhães é o próximo município a receber o sinal aberto digital da TV ALBA, no segundo semestre desse ano. O termo de cooperação entre a Câmara dos Deputados, ALBA e a Câmara Municipal de Luís Eduardo Magalhães para a concessão da transmissão já foi assinado. A expectativa é ampliar para 131 municípios nos próximos meses.

“A ampliação do sinal aberto da TV ALBA para o interior da Bahia concretiza o objetivo de democratizar a comunicação e levar o Parlamento baiano cada vez mais próximo do povo, reafirmando o compromisso de transparência, disseminação de notícias com credibilidade, promoção da cultura, do esporte, da educação, da conscientização política, bem como a divulgação de informações que impactam diretamente na vida da população da Bahia”, concluiu Michele Gramacho.

publicidade
publicidade