Notícias

TCE-BA integra comitê de evento em homenagem a Ruy Barbosa

Em visita ao Jornal Tribuna da Bahia na tarde desta quinta-feira (17.03), os conselheiros Edilberto Carlos Pontes Lima (TCE/CE), presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), e Inaldo da Paixão Santos Araújo (TCE/BA), vice-presidente de Auditoria do IRB, aceitaram o convite do diretor-presidente da Tribuna, Walter Pinheiro, para integrar o comitê de organização do evento que marcará, em 1º de março de 2023, o centenário de falecimento do jurista Ruy Barbosa. 

O convite foi aceito durante a reunião da qual participaram ainda o representante da Câmara de Vereadores, Edvaldo Brito, e o publicitário Nelson Varón Cadena, que integram o referido comitê. O assunto principal do encontro girou em torno do talento multifacetado do Águia de Haia, que, além de brilhante advogado, foi também jornalista, político, diplomata, escritor, filólogo, tradutor e orador. Todas as colocações dos participantes da reunião convergiram para um ponto pacífico: a estatura intelectual e o espírito cívico de Ruy Barbosa o tornaram patrono de diversas instituições do Estado e, portanto, um exemplo patriótico. Entretanto, reconhecem os integrantes da comissão, é preciso que a comunidade estudantil e a sociedade em geral conheçam mais a fundo a história dessa personalidade.

Por ser Ruy Barbosa também patrono dos Tribunais de Contas, o conselheiro Inaldo Araújo teve a iniciativa de convidar o presidente do IRB, Edilberto Pontes, a conhecer de perto os organizadores do grande evento a ser realizado em homenagem ao jurista baiano. O conselheiro do TCE/CE agradeceu o convite, lembrando que a instituição que preside também leva o nome do reverenciado jurista. “A parceria com a Associação Bahiana de Imprensa e com a Tribuna é fundamental para fortalecermos esse evento do centenário do falecimento de Ruy Barbosa. Fico muito satisfeito pelo fato de o Instituto Rui Barbosa fazer parte disso”, disse Edilberto Pontes, que presenteou os integrantes do comitê com os livros “IRB rumo aos 50 anos – A Casa do Conhecimento dos Tribunais de Contas” e “Os Tribunais de Contas, a Pandemia e o Futuro do Controle”.

Para o conselheiro Inaldo Araújo, Ruy Barbosa é uma figura histórica que devemos homenagear hoje e sempre. “Um evento que simboliza os 100 anos do falecimento de Ruy Barbosa, envolvendo diversas instituições, deve envolver o IRB, que é a Casa do Conhecimento dos Tribunais de Contas. O conselheiro Edilberto, assim que soube da iniciativa, fez questão de vir à Tribuna sacramentar a sua participação nesse grande projeto. Proponho ainda dois produtos que podem muito servir à sociedade: a edição de um livro sobre Ruy Barbosa e de uma revista em quadrinhos de linguagem acessível, para o público infanto-juvenil, contando a história do Águia de Haia”, concluiu o vice-presidente de Auditoria do IRB.

Com informações do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA).

publicidade
publicidade