Notícias

Teatro Gregório de Mattos recebe a exposição Trajes de Cena do Teatro Baiano

[Texto: Valmir Soares/Secom]

A Galeria da Cidade do Teatro Gregório de Mattos (TGM) apresenta a exposição Trajes de Cena do Teatro Baiano – Um Recorte no Tempo. A mostra é gratuita e acontece até o dia 16 de junho, de terça a sábado, das 13h às 19h, no Centro. A realização é da Fundação Gregório de Mattos, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), e produção do acervo de figurino Boca de Cena. 

O objetivo é relembrar espetáculos marcantes do teatro baiano dos últimos 30 anos, através dos figurinos. Diversas peças, de cerca de 23 espetáculos, estão à mostra no espaço, dentre elas, O Indignado, A Vaca Lelé, A Bofetada, Siricotico e a Comida de N’zinga.  

Preservação da memória – Para o gestor do TGM, Moisés Victório Castillo, a exposição ajuda a cuidar da história do teatro baiano. “Abrir a casa, acomodar e receber a exposição para o público vir se deparar com peças de figurinos originais é uma ação de fomento e preservação de memória para a classe artística”, disse 

O curador da exposição, Maurício Martins, destaca a importância da iniciativa.  “Estamos no momento de retomada da atividade cultural em nosso país. Pensando nisso, nosso objetivo é fomentar a arte. Todos os figurinos são originais, foram construídos em uma época, usados por atores, mantidos e hoje estão sendo mostrados.  

Visita mediada – A exposição ainda permite que atores, alunos e profissionais da arte participem do momento por meio de uma visita mediada, pelo próprio curador. Na última terça-feira (30), o professor de teatro Péricles Lomba acompanhou seus alunos na visita à exposição.  

Ele reforçou a importância do figurino na construção do espetáculo e na caracterização do personagem. “O figurino conta sempre uma história e os alunos de teatro precisam saber disso. Através desta análise, eles conseguem visualizar a personagem que veste aquela roupa”. 

Aprendizado prático – A estudante Caele Borges, de 25 anos, destacou sobre o aprendizado prático e parabenizou o trabalho do curador Maurício Martins, através da exposição. “Essa visita foi muito gratificante para mim. Ver de perto como é a construção de figurino, ver um figurinista experiente mostrando quais técnicas usadas para desenvolver a peça e contar sobre inspirações é muito legal para nós, enquanto artista. O aprendizado prático é muito importante para nossa grade curricular”, disse. 

Moradora do bairro de São Marcos, a aluna de teatro Beatriz Dias, de 20 anos, revelou que o teatro é sua grande paixão e considerou a exposição uma experiência incrível. “Nós, enquanto atores, percebemos o quanto é importante estar com um figurino que represente aquilo que queremos passar para o público”, pontuou.

publicidade
publicidade