Notícias

Veículos da Rede Bandeirantes recebem versão impressa do Protocolo Antifeminicídio

Na manhã desta segunda-feira, 19, foi a vez dos estúdios da Band Bahia receberem dirigentes da Associação Bahiana de Imprensa. Profissionais da TV Band e da Rádio BandNews FM foram presenteados com exemplares do Protocolo Antifeminicídio – Guia de Boas Práticas para a Cobertura Jornalística, cuja versão impressa acaba de ser lançada pela ABI.

O Protocolo Antifeminicídio é um guia prático dirigido a jornalistas e profissionais da comunicação, como uma espécie de roteiro que pode ser adaptado à apuração e redação de notícias sobre esses crimes. O guia teve o apoio da Secretaria de Comunicação do Estado da Bahia, da ATcom, do Sinjorba e da Fenaj.

Pâmela Lucciola, Suely Temporal e Zuca Andrade | Foto: Joseanne Guedes

O documento – produzido por uma equipe majoritariamente feminina – traz orientações para uma investigação séria e alerta sobre a necessidade de a categoria conhecer as consequências legais das distintas formas de violências contra a mulher, além do claro entendimento do que é o crime de feminicídio. Desde abril, a versão digital do guia está disponível no site da ABI.

Acompanhado pelas diretoras Mara Santana, Suely Temporal e Jaciara Santos, o presidente da ABI, Ernesto Marques, destacou a importância da participação masculina e convocou os homens da redação a se engajarem cada vez mais no exercício ético da atividade jornalística, se distanciando de coberturas sensacionalistas e estereotipadas.

“Tivemos agora, com o assassinato da delegada Patrícia [Neves Jackes Aires], um belo exemplo do que não fazer ao cobrir esse tipo de crime. Queremos que o Protocolo sirva para orientar a apuração e precisamos falar especialmente com os homens”, reforçou o jornalista e radialista.

A jornalista Zuleica Andrade, diretora de Jornalismo da Band Bahia, lamentou o tom do noticiário relativo ao Caso Patrícia e fez questão de reafirmar as diretrizes da empresa.

“Nós já fazemos uma cobertura responsável e é de fundamental importância esse trabalho da ABI de criar esse Protocolo Antifeminicídio. Vamos distribuir o guia entre nossos(as) colegas jornalistas para que cada vez mais a imprensa possa contribuir no combate à violência contra a mulher”, assegurou a gestora.

Durante a passagem pelos estúdios, os representantes da ABI conversaram com a jornalista Pâmela Lucciola, apresentadora do programa Band Mulher, e com outros membros do time, como Luis Filipe Veloso, Diego Barreto e Léo Bala.

O tour pela Band integra o ciclo de visitas que a Associação iniciou na semana passada, quando dialogou com colegas do Grupo A Tarde. O objetivo é visitar as principais redações da capital e distribuir o Protocolo.

publicidade
publicidade