ABI BAHIANA

Você sabe quem foi Vlado Herzog?

O Dia Nacional da Democracia é celebrado hoje, no dia 25 de outubro, para lembrar a morte de Vladimir Herzog, pelas mãos do regime militar, em 1975. O jornalista se tornou um símbolo da luta pela redemocratização do Brasil e a data alerta para a importância do respeito aos direitos fundamentais, rumo a uma sociedade mais justa, inclusiva e pacífica.

Quer saber mais sobre esse colega e seu legado? Confira a linha do tempo (resumida) abaixo, com informações do Acervo Vladimir Herzog:

📌 Vladimir Herzog, originalmente Vlado Herzog, nasceu em Osijek (ex-Iugoslávia, atual Croácia), em 27 de junho de 1937, filho de Zigmund e Zora Herzog. Residiu em Banja Luka até agosto de 1941, quando o exército nazista ocupou a cidade e a população judia foi privada de casas e bens. Começava ali o seu período de exílio na Itália, em 1941.

📌 Em 1946, sua família chega ao Brasil, onde estudou, iniciou sua vida trabalhista no jornalismo, mergulhou no cineclubismo, naturalizou-se brasileiro, acumulou passagens por grandes veículos de comunicação.

📌 Transfere-se para Londres, em 1965, para atuar no Serviço Brasileiro da Rádio BBC.

📌 Em 1969, na esteira da promulgação do AI-5, Vladimir Herzog regressa ao Brasil, onde passa a atuar também na docência.

📌 Em setembro de 1975, ele assume a direção de Jornalismo da TV Cultura, com planos para reestruturar os programas jornalísticos. Mas sofre perseguição e censura por parte do governo militar.

📌 No meio de uma série de prisões de jornalistas, Herzog é intimado a depor no DOI-Codi, órgão de inteligência e repressão do Exército. Apresenta-se voluntariamente na manhã de 25 de outubro de 1975. Lá, antes do dia terminar, seria torturado e assassinado.

📌 À época imputou-se suicídio ao jornalista. Mas, em 2013, sua certidão de óbito foi retificada, para dizer que sua “morte decorreu de lesões e maus-tratos sofridos em dependência do II Exército – SP (Doi-Codi)”.

📌 Em 2018, o Brasil foi condenado pela Corte Interamericana de Direitos Humanso da OEA por omissão na apuração do caso Herzog.

  • Acesse: acervovladimirherzog.org.br

Foto: [Vladimir Herzog sentado à máquina de escrever], 1966, Arquivo Pessoal Ivo Herzog

publicidade
publicidade