ABI BAHIANA

XV Congresso Nacional dos Jornalistas de Imagem é realizado na ABI

Com o tema “Democracia e liberdade de imprensa”, o evento é organizado pela Associação Brasileira dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos (Arfoc Brasil) em parceria com a ABI, Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba) e Arfoc Bahia.

O evento de abertura do XV Congresso Nacional dos Jornalistas de Imagem aconteceu na noite de ontem (27), no auditório da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), Praça da Sé, em Salvador. Com o tema “Democracia e Liberdade de Imprensa”, o congresso segue até o próximo domingo (29). O evento é realizado pela Associação Brasileira dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos (Arfoc Brasil) em parceria com a ABI, Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba) e Arfoc Bahia.

Durante a solenidade, o presidente da ABI, Walter Pinheiro, desejou as boas vindas e destacou a importância de utilizar o espaço para debater as ideias e discutir assuntos importantes para os profissionais da área de fotografia. “Com o avanço da tecnologia não podemos ver a fotografia ameaçada, pelo contrário, a fotografia tem uma importância inenarrável porque ela consegue captar o que muitas vezes nossos olhos não veem de imediato”, disse.

O presidente da Arfoc Brasil, Luiz Hermano Abbehusen, aproveitou para prestar homenagem aos 70 anos da Arfoc Bahia. “A fotografia nunca vai desaparecer. Máquinas não vão fazer o registro sozinhas. Neste evento fica nosso respeito e gratidão por tantos outros colegas de profissão que dirigiram e me antecederam na direção desta associação”.

O Sinjorba foi representado pela vice-presidente, Fernanda Gama, que parabenizou os profissionais de fotografia, e afirmou que a nova gestão do sindicato estará mais atenta a esse segmento da comunicação.

Roque Leonidas, presidente da Arfoc Bahia, classificou o atual cenário para os profissionais de fotografia como desafiador. Para ele o encontro servirá para aprofundar o debate em torno da profissão. “Nossa missão é impressionar com o nosso trabalho de imagem. A tecnologia é fantástica, mas não podemos esquecer dos fotógrafos que lutam para se manter em um mercado cada vez mais precarizado”.

O evento continua hoje (28) com um vasta programação. Confira:

Dia 28 (sábado)

9h30 – Palestra: O uso de drones

10h30 – Palestra: O desafio do fotojornalismo no ambiente do smartphone e da internet: onde a credibilidade é maior comodite, com Alan Marques.

12h – Palestra: Os desafios dos repórteres cinematográficos em um  mercado de trabalho cada vez mais competitivo, com Daniel Andrade.

13h30 – Almoço

15h Assembleia Nacional da Arfoc-Brasil.

Pauta: Relato das Arfocs; emissão de registro profissional em conformidade com o Decreto 83.284/79; revisão do regulamento de credenciamento para jogos de futebol; ação judicial contra a CBF; prestação de Contas de 2018; escolha do estado sede do XVI Congresso Nacional; redação, leitura e aprovação da Carta de Salvador.

Dia 29 (domingo)

10h – Passeio

publicidade
publicidade