ABI BAHIANA Notícias

Reunião da ABI discute invasão de hackers ao blog político ‘Por Escrito’

A Associação Bahiana de Imprensa (ABI) decidiu, em reunião realizada nesta quarta-feira (11), encaminhar uma declaração às autoridades encarregadas pelas investigações dos ataques orquestrados por hackers ao blog “Por Escrito”, editado pelo jornalista Luís Augusto Gomes. O objetivo da instituição é exigir rigor na apuração e na punição dos responsáveis por mais essa violação que atenta contra a liberdade de imprensa. “É evidente que se trata de um cerceamento à liberdade de expressão. Isso não é um fato raro, mas tem que ser fortemente combatido. A ABI se mostra vigilante e disposta a cobrar apuração dos fatos”, afirmou o presidente da entidade, Walter Pinheiro, em apoio ao veículo.

Leia também: Blog político ‘Por Escrito’ é atacado por hackers e retirado do ar

O blog foi vítima de duas invasões de hackers em menos de quinze dias, tendo ficado fora do ar. Na segunda vez, o hiato foi de nove dias. Os piratas da internet chegaram a hastear, em comemoração, uma “bandeira” de ocupação do site, que retomou as atividades no último sábado (7). O editor do “Por Escrito”, Luis Augusto Gomes, relatou a situação durante a reunião na sede da ABI e agradeceu a atenção da entidade. O jornalista afirmou ter procurado novamente a unidade policial para prestar queixa, mas por falta de documentos pretende formalizá-la na tarde desta quarta-feira.

“Agradeço o acolhimento que a ABI dá a essa questão, incluindo o assunto no site institucional e tratando-o em reunião. Agradeço também a disposição da entidade em acompanhar a investigação policial, cujo desfecho será de grande importância para a imprensa baiana, uma vez punidos os responsáveis pela ação criminosa. O site já havia sofrido ataques, pelo menos cinco. Mas, desta vez, tivemos que reconstruí-lo”, afirma Luís Augusto Gomes.

Textos relacionados:

publicidade
publicidade