ABI BAHIANA

6ª edição da Série Lunar recebe o violonista Mario Ulloa

O renomado violonista será a atração da 6ª edição da Série Lunar, na próxima quarta-feira (13/11), no Auditório Samuel Celestino, da Associação Bahiana de Imprensa (ABI). A Série é um projeto da ABI em parceria com a Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (EMUS/UFBA) e visa fomentar a produção de pesquisa e extensão da instituição.

Natural da Costa Rica, Mario Ulloa iniciou ao violão com quatro anos de idade em uma família de tradição musical. Estudou durante seis anos no Conservatório de Castella e ingressou na Escuela de Artes Musicales de la Universidad de Costa Rica, em San José, em 1985. O renomado violonista será a atração da 6ª edição da Série Lunar, na próxima quarta-feira (13/11), no Auditório Samuel Celestino, da Associação Bahiana de Imprensa (ABI).

A Série Lunar é projeto da ABI em parceria com a Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (EMUS/UFBA) e visa fomentar a produção de pesquisa e extensão da instituição. Já estiveram no palco da Associação o Grupo de Violoncelos da UFBA, o grupo de canto coral Madrigal, a Orquestra da escola (OSUFBA), o Quarteto Gamboa e a cantora Ana Paula Albuquerque.

Em 1990, Ulloa ingressou na Musikhochschule Köln, Alemanha, onde alcançou o mais alto diploma da instituição: Konzertexamen (Diploma de Concertista), sob a tutoria do ilustre violonista clássico Eliot Fisk. Ainda com Fisk, realizou também estudos no Mozarteum, Salzburgo, Áustria. Nessa mesma escola, Ulloa estudou música barroca com o Professor Konrad Junghännel.

Na Escola de Música da UFBA, o violonista cursou o programa de pós-graduação sob a orientação dos professores Joel Barbosa e Jamary Oliveira, obtendo o doutorado em Música, em 2001. Mario tem se apresentado em países como Inglaterra, Alemanha, Áustria, Holanda, Noruega, França, Bélgica, Canadá, Estados Unidos e nas principais capitais brasileiras. Desde 1993 é professor da EMUS/UFBA nos cursos de graduação e pós-graduação.

Textos relacionados:

publicidade
publicidade