Notícias

A TARDE não negocia e jornalistas farão nova assembleia

Os jornalistas dos jornais A TARDE e MASSA! paralisaram as atividades nos dias 8 e 9 de março, para reivindicar o pagamento de salários e direitos trabalhistas. No entanto, de acordo com o Sinjorba, o Grupo A Tarde “não se pronunciou e nem mudou sua proposta de pagar o salário do mês de janeiro apenas no dia 15 de abril”. Os trabalhadores farão uma nova assembleia no dia 14 de março, para avaliar o resultado da paralisação de 48 horas e definir novas ações de mobilização. 

O Sindicato ressalta também que a empresa não apresentou qualquer proposição para solucionar pendências existentes, “que demonstram o total descompromisso da organização para com seus empregados e para com a lei”. Os profissionais podem parar dessa vez por 72 horas ou deflagrar uma greve por tempo indeterminado.

A entidade anuncia para a próxima semana uma série de medidas no campo jurídico-institucional, como acionar o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Superintendência Regional do Trabalho.

No campo político, o Sinjorba buscará o apoio da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e dos sindicatos representativos da categoria em outros estados para denunciar nacionalmente a situação.

“O jornal A TARDE optou pela imaturidade. Em vez de buscar uma negociação séria, a empresa se calou e fechou as edições dos dias 09 e 10 de março com material produzido por estagiários (o que é ilegal), além de obrigar alguns fotógrafos que não aderiram ao movimento a dobrarem o expediente”, diz o presidente do Sinjorba, Moacy Neves. 

Segundo o edital publicado no site do Sindicato, a assembleia de deflagração de greve acontece na próxima segunda (14), às 14h, pelo Zoom. Pauta: a) Avaliação da Paralisação de 48 horas; b) Discussão e aprovação de nova paralisação de 72 horas ou deflagração de greve por tempo indeterminado a partir do dia 17 de março de 2022; c) O que ocorrer.

Mais detalhes no site e nas redes oficiais do Sinjorba.

Leia mais: Em greve, jornalistas do Grupo A Tarde reivindicam dignidade e respeito

publicidade
publicidade