ABI BAHIANA

ABI aprova homenagens ao jornalista Jorge Ramos

Marcada por forte comoção, reunião mensal aprovou um projeto de resolução para lembrar o legado do 2º secretário da entidade

Ao meio-dia desta quarta-feira (10), o único som ouvido na sala de reuniões da Associação Bahiana de Imprensa foi o ressoar do sino da Catedral Basílica de Salvador, localizada no Terreiro de Jesus. A Diretoria Executiva da ABI pausou a Reunião Ordinária e fez um minuto de silêncio em memória do jornalista e escritor Jorge Luiz Ramos, falecido no último dia 4. Os dirigentes aprovaram um Projeto de Resolução para homenagear o 2º secretário da instituição. 

Uma das iniciativas contempla o resgate do Prêmio ABI de Reportagem e o batismo do troféu com o seu nome, como explica o proponente Ernesto Maques, presidente executivo da Associação.

“Somos cobrados sobre o desejável retorno do prêmio, que mobilizou a imprensa baiana durante anos, até o início da década de 2000. As etapas mensais e a grande premiação ao final do ano deixaram muitas lembranças em quem tem mais de 45 anos e estava nas redações da época.”

Foto: Arisson Marinho

Marques destacou a contribuição do homenageado para o jornalismo baiano, justificando a proposta. “Nomear o troféu a ser conferido a quem vencer cada categoria da próxima edição do Prêmio prestigia a premiação e, ao mesmo tempo, reconhece a devoção de Jorge Ramos à Bahia e à nossa profissão”, afirma.

Uma comissão será formada para coordenar os trabalhos de pesquisa e sistematização de informações para trazer de volta a premiação.

Referência

Jorge Ramos teve atuação marcante nas mais diversas instituições por onde passou, sempre em defesa da cultura, do patrimônio histórico, da educação e da atividade de imprensa. Não por acaso, sua partida provocou homenagens de artistas, políticos, representantes de órgãos públicos e de entidades ligadas ao setor cultural e de mídia. 

Fonte: Arquivo ABI

Ele foi admitido como membro da ABI em janeiro de 90, perfazendo uma trajetória exitosa em todos os cargos que ocupou na Diretoria. 

Hoje, enquanto os olhares recaíam sobre a cadeira que ele costumava ocupar na Sala Afonso Maciel, o presidente da Assembleia Geral da ABI, Walter Pinheiro, falou sobre o amigo. Pinheiro relembrou momentos compartilhados com Jorge e mencionou o texto publicado ontem pela diretora de comunicação, Jaciara Santos, no qual a jornalista registra a inevitável dor pelo vazio do assento. 

“Lembrei do texto de Jaciara, que disse que naquela mesa está faltando ele. Eu não tenho dúvida de que as pessoas se lembrarão dele”, afirmou, emocionado. “Como manter isso vivo? É justamente por meio de ações como essas, que mostram para a sociedade quem foi Jorge. Se não houver um processo constante de lembrança, a memória vai se esvaindo”.

Moções

A reunião também aprovou três moções. 

Ernesto Marques indicou uma moção de congratulação ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba) pela revitalização de sua sede, no Edifício Bráulio Xavier, na Rua Chile. De cara nova, o Sinjorba marcou evento de reinauguração para a próxima terça, 16 de abril, como parte das celebrações pela passagem dos 73 anos de fundação da entidade.

Wilson Midlej, suplente da Assembleia Geral da ABI, propôs uma moção de pesar pelo falecimento de André Luiz Peixinho. Aos 72 anos, o médico, psicólogo, professor, escritor e líder religioso foi vítima de um ataque cardíaco fulminante no final de março.

A diretora Jaciara Santos sugeriu uma moção de congratulação pelo aniversário de um membro ilustre: o jornalista, poeta e professor Florisvaldo Mattos, ex-dirigente da entidade e atual membro do Senado ABI. Flori completou 92 anos no último dia 8 de abril.

publicidade
publicidade