ABI BAHIANA

ABI e IPAC discutem ações de valorização do Centro Histórico de Salvador

Um encontro entre dirigentes da Associação Bahiana de Imprensa e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), nesta quinta-feira (16/03), abordou a necessidade de políticas públicas voltadas à revitalização do Centro Histórico da capital baiana. A reunião ocorreu na sede da ABI, no histórico Edifício Ranulfo Oliveira, na Praça da Sé.

O presidente da ABI, Ernesto Marques, e o 1º vice-presidente Luis Guilherme Pontes Tavares, receberam a historiadora Luciana Mandelli, diretora do IPAC. Entre os principais assuntos discutidos durante o passeio pela sede da instituição e seus espaços culturais – como o Museu de Imprensa e a Biblioteca de Comunicação Jorge Calmon – estão as ações de revitalização da Rua Ruy Barbosa e projeto da Casa da Palavra Ruy Barbosa, antigo Museu Casa de Ruy Barbosa.

O imóvel onde nasceu o jurista baiano está prestes a ser totalmente repaginado pelas mãos do arquiteto e diretor artístico Gringo Cardia. Para Ernesto Marques, é hora de intensificar os esforços para concretizar o projeto. “Não basta dar um banho de urbanismo nas ruas. Precisamos de políticas que resolvam os problemas da região de forma responsável e integrada”, defendeu o presidente da ABI.

Dirigentes da ABI e do IPAC seguram as três edições da Revista Memória da Imprensa, publicação da ABI | Foto: Fernando Barbosa/IPAC

“Não valorizamos nossa memória e nossa arte. Não temos no Centro Histórico um roteiro ativo de ações combinadas que envolvam as pessoas. As atividades disputam entre si, não existe uma agenda coordenada”, observou a diretora do IPAC.

A professora Luciana Mandelli ocupa o cargo desde o fim de janeiro e tem se articulado para desenvolver e apoiar projetos na região. Ela foi Diretora Executiva na Fundação Perseu Abramo e Coordenadora do Centro de Memória Sérgio Buarque de Holanda, além de ter integrado a Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República no Governo Dilma Rousseff. Um dos focos de sua gestão será a educação patrimonial.

publicidade
publicidade