ABI BAHIANA

Reunião alinha projetos de revitalização da Rua Ruy Barbosa

Piso compartilhado e mudança do posteamento estão entre as intervenções discutidas pela ABI, Conder, Sedur e Coelba

A rua que abriga o Museu Casa de Ruy Barbosa, agora batizado de “Casa da Palavra Ruy Barbosa”, será totalmente revitalizada. Os projetos para dar cara nova ao endereço onde viveu um dos filhos mais ilustres de Salvador foram discutidos nesta terça-feira (17), na Associação Bahiana de Imprensa. As intervenções planejadas para o logradouro fazem parte das articulações da agenda do Centenário de Falecimento de Ruy Barbosa, que transcorrerá no dia 1º de março.

Ernesto Marques, presidente da ABI, recebeu Frederico Cunha, dirigente da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur/Ba). De forma online, participaram Daniel Andrade (Coelba) e Karina Novoa, representando a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).

Além da Casa da Palavra Ruy Barbosa, a rua tem antiquários localizados em suas imediações e representa uma peça chave para aquecer o turismo da capital baiana.

Diversas propostas foram discutidas desde o início das tratativas entre a Comissão Organizadora do Centenário e os órgãos, como o cabeamento subterrâneo, instalação de piso compartilhado, que tornaria possível fechar a rua para eventos culturais, e mudança do posteamento local.

Daniel Andrade citou os desafios para viabilizar soluções anteriormente propostas. “A rede subterrânea seria inviável por demandar mais tempo, alinhamento com outros órgãos, além de estudos arqueológicos. A opção foi descartada”, explicou. No entanto, a Companhia tem alternativas, como a realocação da rede elétrica.

O grupo de trabalho irá mapear os projetos já apresentados por cada órgão, para compatibilizá-los e definir o cronograma de intervenções. Um encontro técnico será realizado para revisar as alterações necessárias.


Leia também: Reunião na ABI traça planos para revitalizar a Rua Ruy Barbosa

Textos relacionados:

publicidade
publicidade