Notícias

Revista sobre Ruy Barbosa é lançada na rede estadual de ensino

A rede estadual de ensino da Bahia conta com 1.075 unidades escolares, 230 apenas em Salvador, totalizando cerca de 700 mil alunos. Uma parceria entre o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA), o Instituto Rui Barbosa (IRB) e o Governo do Estado, através da Secretaria da Educação, vai levar para essa turma a história de uma mais brilhantes da história do Brasil: o jurista, jornalista e político Ruy Barbosa.

“Casa da Palavra Ruy Barbosa”, imóvel onde nasceu o jurista, é retratada na publicação

Nesta quarta-feira (24), as instituições promovem o lançamento da revista “Ruy – do Sonho à Realidade”. O evento acontece às 15h, no Teatro da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no bairro do Cabula.

Com ilustração do cartunista Gentil e roteiro do jornalista Chico Castro, um dos editores do Grupo A Tarde, a revista em quadrinhos apresenta o patrono dos Tribunais de Contas às novas gerações, por meio de uma linguagem inovadora. A história em quadrinhos foi lançada no 1º de março de 2023, data que marca o centenário de morte do Águia de Haia.

As instituições esperam que a obra seja utilizada como material de apoio a atividades didáticas, em escolas públicas e privadas, e em ações de estímulo ao exercício da cidadania. Criador do Tribunal de Contas da União (TCU), Ruy Barbosa marcou a história do controle, atuando a serviço da sociedade.

A obra que mistura ficção e realidade narra aventuras desde a infância do aluno prodígio à fase adulta do exponencial jurista. Revela, ainda, suas campanhas em defesa da abolição da escravatura.

A programação prevê um bate-papo entre o ator Antônio Pietro, que estrelou o vídeo de apresentação da revista no Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, ocorrido em março, e o roteirista Chico Castro.

Nascido em Salvador no ano de 1849, Ruy Barbosa viveu até os 16 anos na Rua Ruy Barbosa (antiga Rua dos Capitães), no imóvel que abriga o Museu Casa de Ruy Barbosa, pertencente à Associação Bahiana de Imprensa – em breve, o local, agora batizado de Casa da Palavra Ruy Barbosa, passará por reestruturação. Ele se destacou nacionalmente na então capital federal, o Rio de Janeiro, estado onde faleceu em 1º de março de 1923, na cidade de Petrópolis.

  • Confira abaixo o vídeo do lançamento da Revista sobre Ruy Barbosa no VIIII Congresso Nacional de Controle e Políticas Públicas.

Serviço

Lançamento da revista “Ruy – Do sonho à realidade” na rede estadual de ensino
Data: 24/05, às 15h
Local: Teatro da Univerdade do Estado da Bahia (UNEB) – Rua Silveira Martins, 2555, Cabula

Textos relacionados:

publicidade
publicidade