ABI BAHIANA Notícias

Medalha do centenário do TCE homenageia o jornalista Jorge Calmon

Como parte das celebrações do seu centenário, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) realizará uma solenidade de entrega pessoal da Medalha Jorge Calmon, às 14h30 do dia 10 de novembro, data em que também é comemorado o Dia Nacional dos Tribunais de Contas brasileiros. A honraria que homenageia o jornalista – que completaria 100 anos em julho de 2015 – será concedida a 90 personalidades “de destaque e significância”, entre elas o presidente da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), Walter Pinheiro.

A decisão foi aprovada por unanimidade pelos conselheiros do TCE, como reconhecimento ao notório contributo dos homenageados para o aprimoramento do controle do gasto público e para o “engrandecimento e respeitabilidade” do órgão, ao longo de sua história.

Leia também: 

Jorge Calmon Moniz Bittencourt (1915-2006) exerceu, entre outros cargos, a função de conselheiro do TCE, entre maio de 1967 e agosto de 1971, além de ter estado à frente da ABI entre os anos 1970 e 1972. Referência no jornalismo baiano, ele trabalhou por mais de 40 anos no jornal A Tarde, atuando como redator-chefe e diretor de redação. O bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) foi um dos responsáveis pela implantação do atual curso de Jornalismo da instituição. Foi diretor da Biblioteca Pública do Estado e deputado estadual por duas vezes, integrou a Academia de Letras da Bahia e o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.

Textos relacionados:

publicidade
publicidade