ABI BAHIANA

Comissão discute agenda para o centenário de falecimento de Ruy Barbosa

Instituições baianas estão mobilizadas em torno da programação especial para o dia 1º de março

A comissão executiva do Centenário de Morte de Ruy Barbosa (1849-1923) se reuniu, na manhã desta terça-feira (17), para articular a agenda comemorativa do dia 1º de março. O encontro híbrido ocorreu na sede da Associação Bahiana de Imprensa e por meio de uma plataforma de videoconferência. Representantes das entidades responsáveis por manter viva a memória jurista, advogado, político e jornalista falaram das ações individuais, e iniciaram a compatibilização dos compromissos para a data.

A ABI é uma das instituições guardiãs da memória de Ruy Barbosa, através do Museu Casa de Ruy Barbosa, imóvel onde nasceu o Águia de Haia, além de ter promovido a edição de diversas publicações sobre Ruy e realizado dezenas de eventos, como conferências, seminários e exposições de seu acervo. Como parte das homenagens, a entidade vai requalificar o equipamento cultural, agora chamado “Casa da Palavra Ruy Barbosa”.

Exposições, seminários, lançamentos de livros e de selo comemorativo, entre outros eventos, integram o calendário. De acordo com Ernesto Marques, presidente da ABI, o objetivo de todos os esforços das instituições que compõem o comitê organizador é ampliar e disseminar o legado de Ruy na sociedade baiana.

Ações

Nelson Cadena, diretor de cultura da ABI, apresentou o projeto da Medalha Rubem Nogueira, criada pela Associação para homenagear personalidades ou instituições que contribuíram com a história do então Museu Casa de Ruy Barbosa. Cadena mostrou a primeira versão concebida para o layout da comenda e do diploma, explicando os critérios para a outorga. O dirigente também anunciou 11 nomes selecionados para receberem a honraria.

O desembargador Lidivaldo Reaiche, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), instituição guardiã dos restos mortais do ilustre jurista baiano, ressaltou a necessidade de verificar quais eventos já estão previstos para o dia 1º de março, a fim de estabelecer um diálogo entre as iniciativas de cada entidade.

O professor Edvaldo Brito, representante da Câmara Municipal de Salvador (CMS) e da Academia de Letras da Bahia (ALB) no Colegiado, fez questão de salientar a importância desse planejamento para 2023, distribuindo as comemorações que serão realizadas em conjunto ou individualmente. “Todas as programações que não couberem no dia 1º devem ser realizadas durante o ano”, defendeu o presidente do Colegiado. Brito convocou um novo encontro para o final deste mês.

Além de membros da diretoria executiva da ABI, como as jornalistas Jaciara Santos, titular da pasta de Comunicação, e Simone Ribeiro, conselheira Fiscal, participaram da reunião a professora Cybele Amado, diretora-geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT); o assessor de Comunicação do IAT, Marvin Kennedy; a arquiteta Milena Tavares, diretora de Patrimônio e Humanidades da Fundação Gregório de Mattos (FGM); o assessor de Comunicação do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), Marcos Navarro, representando o conselheiro Inaldo da Paixão.

Integram também o Colegiado a Associação Comercial da Bahia (ACB); a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA); o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB); a Ordem dos Advogados da Bahia (OAB); a Santa Casa de Misericórdia da Bahia (SCMB); o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM); o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Bahia (Sebrae/Bahia); a Academia de Letras Jurídicas da Bahia; a Secretária de Cultura do Estado da Bahia (SECULT-BA); e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador (SECULT).

Textos relacionados:

publicidade
publicidade