ABI BAHIANA

ABI parabeniza Tribuna da Bahia pelos 54 anos de história

Com atuação no impresso e no online, TB mantém produção ininterrupta por mais de meio século

Hoje é o 54º aniversário de um dos periódicos mais tradicionais do estado. A Tribuna da Bahia, fundada por Elmano Castro no dia 21 de outubro de 1969, em plena ditadura militar, viu nascer as avenidas de vale e a modernidade chegar a Salvador, com o metrô como instrumento de mobilidade urbana. Em mais de meio século, a TB também acompanhou cada passo do avanço da Bahia e da redemocratização do Brasil – e tantas outras transformações, sendo referência em jornalismo político até a atualidade.

Apurando informações com responsabilidade, o jornal faz parte da trajetória de profissionais como João Ubaldo Ribeiro, Tasso Franco e Carlos Libório. Desde que inaugurou a sede na Rua Djalma Dutra, o veículo jamais fechou as portas. Suas páginas testemunharam momentos históricos, lado a lado, com a sociedade baiana. 

Para o diretor executivo da Tribuna e presidente da Assembleia Geral da Associação Bahiana de Imprensa, Walter Pinheiro, essa longevidade se deve à persistência e ao aprimoramento do jornal frente aos desafios dos últimos anos, marcados pela constante inovação tecnológica.

O empresário reflete sobre os desafios, os avanços e fala da necessidade de adaptação à era digital, sem perder de vista a missão central do diário. “Seja no impresso, por meio do site ou nas redes sociais, a trajetória do jornal reflete o nosso compromisso inabalável com a integridade jornalística.”

Setor gráfico da TB, na Rua Djalma Dutra, em Salvador (2023) | Foto: Joseanne Guedes

Pinheiro lembra que, quando a Tribuna surgiu, em 1969, a imprensa e demais instituições brasileiras enfrentavam os rigores do AI-5, segundo ele, “o mais ditatorial” de todos os Atos. “Mas, aqueles que fizeram e fazem a TB nunca se acovardaram”, relembra. “E, 54 anos depois, após intensas lutas na defesa das liberdades, a Tribuna da Bahia continua como baluarte em prol da democracia, da livre iniciativa, do aprimoramento cultural e dos direitos humanos, estes, infelizmente tão desrespeitados na atual quadra em que vivemos”, completa. 

Como companheira na tarefa de manter viva a memória do jornalismo baiano, a ABI parabeniza a equipe da TB pelos anos dedicados ao ofício de imprensa.

Nas palavras do presidente da Associação, Ernesto Marques, comemorar essa data é fortalecer a democracia. “Todo aniversário da Tribuna da Bahia é a renovação de um compromisso com a democracia e com o jornalismo que inspirou seus fundadores e move todos aqueles que mantêm a Tribuna”, afirma o jornalista.

*Catharine Ferreira é graduanda do curso de Jornalismo da Facom/Ufba, estagiária da ABI.

Textos relacionados:

publicidade
publicidade