Notícias

Tribuna da Bahia celebra 54 anos com lançamento do videocast Multiálogos

Em coquetel na Associação Comercial da Bahia, direção do jornal reuniu convidados para anunciar novidades

Os 54 anos do jornal Tribuna da Bahia foram celebrados com um coquetel na Associação Comercial da Bahia, na noite desta segunda (23/10). A direção do veículo reuniu autoridades, jornalistas, empresários e representantes de instituições da sociedade civil para relembrar sua trajetória e anunciar novidades. Uma delas foi o lançamento do videocast Multiálogos. O público foi presenteado com uma edição comemorativa do vespertino, de 36 páginas, sobre o estado da Bahia.

Foto: Joseanne Guedes

Fundada por Elmano Castro no dia 21 de outubro de 1969, em plena ditadura militar, a Tribuna da Bahia viu nascer as avenidas de vale e a modernidade chegar a Salvador, com o metrô como instrumento de mobilidade urbana. Desde que inaugurou a sede na Rua Djalma Dutra, o veículo jamais fechou as portas. Suas páginas testemunharam momentos históricos, lado a lado, com a sociedade baiana.

Quando a Tribuna surgiu, a imprensa e demais instituições brasileiras enfrentavam os rigores do Ato Institucional Nº 5, o AI-5. Em mais de meio século, a TB acompanhou cada passo do avanço da Bahia e da redemocratização do Brasil – e tantas outras transformações, sendo referência em jornalismo político até a atualidade.

Para o presidente da TB, Walter Pinheiro, a noite de celebração simboliza o sentimento de dever cumprido. “Quanto você olha que são 54 anos, realmente é uma marca muito grande, principalmente se considerarmos as dificuldades que se interpõem para a mídia impressa. A Tribuna da Bahia consegue atravessar tudo isso, se renovar e mostrar novos canais de comunicação através da própria Tribuna”, destaca. “Nós temos que estar sintonizados com o digital, sem renunciar aos valores que fundaram a TB. Esse é o nosso diferencial e vamos continuar lutando.”

“Não podemos deixar de reverenciar a memória de Elmano Castro, de Quintino de Carvalho, primeiro editor-chefe, de Cid Teixeira, de João Ubaldo Ribeiro, de Jânio Lopo, Jairo Simões, André Setaro, do chargista Helio Laje, dentre tantos outros. A Tribuna foi uma grande escola para grandes jornalistas e é difícil encontrar um jornalista que não tenha passado por lá”, relembrou Walter Pinheiro, presidente da Assembleia Geral da ABI.

O secretário estadual de Comunicação, André Curvello, prestigiou o evento e ressaltou a longevidade do veículo e a importância da data. “A gente que trabalha no campo da comunicação fica muito feliz em ver que a Tribuna vai se modernizando, rejuvenescendo. É difícil o impresso resistir diante dos avanços tecnológicos e a Tribuna vem se reinventando, sem perder a essência de liberdade de expressão e da defesa dos princípios e dos alicerces do estado democrático de direito”, refletiu o jornalista.

Renovação

A imersão da TB no universo tecnológico ao longo dos anos marcou os discursos, que salientaram os conteúdos jornalísticos de qualidade nas plataformas digitais. Na ocasião, foi anunciado o videocast Multiálogos, comandado pelo vice-presidente do jornal, o advogado Marcelo Sacramento, e pelo engenheiro Roberto Muniz.

Segundo a equipe responsável pelas inovações tecnológicas da empresa, o conteúdo jornalístico da TB é acessado por cerca de um milhão de pessoas por mês e a meta é atingir sete milhões de acessos mensalmente já a partir do próximo ano.

Com 53 anos e meio na casa, o jornalista Paulo Roberto Sampaio, diretor de Redação da TB, passou por todos os estágios. “Desde a impressão quente, com linotipos, impressão a frio, mas ainda com uma série de limitações. Aos poucos, fomos evoluindo. Eu diria que esse novo projeto nosso vai ser um sucesso, acima de tudo porque ele está sendo conduzido por duas pessoas que têm uma linguagem fácil de traduzir as coisas do dia a dia [Marcelo e Roberto]. Eles não precisam estar engessados numa produção. A conversa com eles vai fluir, sem exagero, como é um papo com Bial”, brincou.

Joaci Góes | Foto: Joseanne Guedes

O jornalista e empresário baiano Joaci Goés, presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), falou sobre a sua história com a TB e celebrou as conquistas do jornal. “Ficou muito claro a todos que acompanharam esse extraordinário evento: não foi apenas uma celebração de 54 anos. Foi uma demonstração à sociedade baiana de que a Tribuna da Bahia compreendeu o momento da comunicação no mundo e apresentou um projeto que lhe assegura pelo menos mais 54 anos de existência. Porque a nova tecnologia que é incorporada ao jornal tradicional está em rigorosa sintonia com as demandas da sociedade moderna”, avaliou Góes.

O jornalista Luis Guilherme Pontes Tavares, 1º vice-presidente da ABI, destacou sua passagem pela TB. Pesquisador e escritor de diversos títulos, ele fez uma defesa do formato impresso e elogiou os novos projetos do veículo.

“Essa experiência do videocast não significa o desapego com o impresso. Estamos hoje recebendo esse presente, essa novidade, vendo a Tribuna se abrir cada vez mais para o digital. Eu acabo de fazer uma viagem ao norte da Europa e vi muitos jornais impressos em vitrines, portanto, ninguém está abandonando o impresso. Toda novidade é bem-vinda”, ponderou o diretor.

A ABI foi representada também pelo presidente Ernesto Marques, Amália Casal, 1ª secretária, e Nelson José de Carvalho, titular da Diretoria Social.

Victor Pinto | Foto: Joseanne Guedes

Parte de uma nova safra do jornalismo baiano, Victor Pinto expressa alegria em fazer parte da história da TB. Ele recordou sua adolescência em Conceição do Coité, interior do estado, como leitor do jornal e sua passagem pelo veículo. “Eu fiz parte de uma trajetória da Tribuna, onde eu fui repórter de política. Foi um dos meus primeiros empregos aqui em Salvador, um ano antes de formar”, contou o jornalista e apresentador.

“A Tribuna sempre foi um farol da cobertura política do estado da Bahia, com grandes nomes passando por essa editoria. O jornal venceu vários desafios ao longo do tempo, tem se atualizado para continuar sendo um veículo com credibilidade e grande repercussão”, analisou o jornalista.

Foto: Romildo de Jesus/Tribuna da Bahia

Textos relacionados:

publicidade
publicidade