Notícias

ALBA lança novo livro de Florisvaldo Mattos

A obra traz 27 ensaios, dispostos em cerca de 500 páginas e divididos em eixos temáticos

“A Academia dos Rebeldes e Outros Exercícios Redacionais” é o nome do novo livro do professor, escritor, poeta e jornalista Florisvaldo Mattos. A obra será lançada às 17h da terça próxima, dia 25 de abril, no Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória, em Salvador. A publicação integra o programa editorial da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA. Haverá distribuição gratuita no evento de lançamento.

Os 27 ensaios, dispostos em pouco mais de 500 páginas, estão divididos em quatro eixos temáticos. O primeiro dedicado à literatura; o seguinte, às artes plásticas; o terceiro trata de poetas e artistas com afeto; o último aborda outros exercícios redacionais.

O título do livro alude à famosa Academia dos Rebeldes (leia aqui e aqui), um grupo de escritores baianos responsável pela formulação de um projeto de modernidade contrário ao modernismo de 1922. É o chamado “modernismo à moda baiana”, uma arte moderna, sem ser modernista.

Reprodução

Os encontros boêmios reuniam Jorge Amado (1912-2001), Edison Carneiro (1912-1972), Dias da Costa (1906-1974), João Cordeiro (1905-1938), Alves Ribeiro (1909-1978), Áydano do Couto Ferraz (1914-1985), Sosígenes Costa (1901-1968), Clóvis Amorim (1912-1970), Da Costa Andrade (1906-1974), Walter da Silveira (1915-1970), sob a mentoria inicial do poeta e agitador cultural Pinheiro Viegas (1865-1937). Em Navegação de cabotagem; apontamentos para um livro de memórias que jamais escreverei, registra Jorge Amado: “Academia dos Rebeldes foi fundada na Bahia em 1928 com o objetivo de varrer com toda a literatura do passado (…)” – (Amado, 1992, p. 84).

“O movimento se inseria no conjunto de preocupações e aspirações marcantes de um período de pós-guerra e prenúncios de outro conflito mundial, com os desdobramentos, na década de 1920, de toda a efervescência cultural e atropelos provocados pelas vanguardas do início do século”, contextualiza o professor.

Sobre o autor

Aos 91 anos e em plena atividade intelectual, Florisvaldo Mattos enriquece os autores e artistas que escrutina com passagens autobiográficas, já que participou ativamente do mundo cultural que investiga e também agrega valiosas informações sobre os costumes e boemia da época.

Ele desempenhou muitas funções no campo da comunicação, em mais de 50 anos no jornalismo profissional. Como professor na Faculdade de Comunicação da UFBA (Facom), Mattos transmitiu ensinamentos para nomes de destaque na imprensa baiana.

Foto: Victor Hugo Soares/Reprodução

Esse grande intelectual baiano nasceu na cidade de Uruçuca (antigo distrito ilheense de Água Preta). Florisvaldo teve uma trajetória de sucesso na escola e no ginásio. Ainda no colégio, passou a ler Gonçalves Dias, Fagundes Varela e Castro Alves e, depois, os poetas parnasianos.

O então estudante publicava seus poemas em revistas das cidades de Ilhéus e Itabuna. Em contato com o poeta Sosígenes Costa, foi apresentado a Walter da Silveira e Glauber Rocha. Flori também mantinha amizade com nomes como Paulo Gil Soares, Carlos Anísio Melhor e Antônio Guerra Lima. Surgiu, então, a famosa Geração Mapa, que contava também com Fernando da Rocha Peres, Calasans Neto, Sante Scaldaferri, Myriam Fraga, Guido Araújo e João Ubaldo Ribeiro.

Os integrantes da Geração Mapa formaram a primeira redação de jornalismo com feição moderna (norte-americana) no Jornal da Bahia. Florisvaldo Mattos passou pelo Diário de Notícias, Jornal do Brasil e fez história no jornal A Tarde, implantando uma nova linha editorial ao suplemento literário.

É mestre em Ciências Sociais, membro da Academia de Letras da Bahia (ALB). Ex-diretor da Associação Bahiana de Imprensa, ele agora é membro do “Senado ABI”, um espaço de interação onde diretores veteranos se reúnem para trocar ideias e passar sua expertise para o corpo diretivo. Ao lado dos titãs Jorge Vital de Lima e Walter Lessa, ele segue na ativa, já propondo medidas para fomentar o relacionamento da ABI com os associados.

SERVIÇO

Lançamento do livro “A Academia dos Rebeldes e Outros Exercícios Redacionais”
Quando? 25 de abril
Que horas? 17h
Onde? Museu de Arte da Bahia (MAB), Corredor da Vitória, Salvador
Quanto? Gratuito

publicidade
publicidade