ABI BAHIANA

Cantata de Natal do Madrigal da Ufba encerra Série Lunar 2023

Prestes a completar 70 anos, o grupo retorna ao palco da ABI para celebrar o encerramento da temporada 2023

A Série Lunar do mês de dezembro, especial de Natal, acontece no próximo dia 6 (quarta-feira), às 19h, no Auditório Samuel Celestino, sede da Associação Bahiana de Imprensa. O Madrigal da Ufba, um dos grupos musicais mais antigos do país, é a estrela da noite. Sob a regência do maestro Rafael Garbuio e direção artística do maestro José Maurício Brandão, essa é a sétima e última noite de concerto desta temporada do projeto criado pela ABI em parceria com a Escola de Música da Ufba (Emus).

O professor Rafael Garbuio avalia positivamente a atuação do grupo neste ano. Em 2023, o grupo desenvolveu trabalhos desafiadores com propostas distintas, entre os quais um concerto dedicado ao repertório contemporâneo ocidental, mais um concerto – este todo dedicado ao mundo hispânico – e um projeto de pesquisa e releitura da produção coral brasileira.

“É neste clima de produção musical avançada e sofisticada, que apresentaremos no palco da ABI um concerto plural que passará por todos os segmentos citados fazendo ainda uma bela homenagem ao período natalino”, promete o professor.

A expectativa é de que 2024 seja ainda mais proveitoso, isso porque o Madrigal completa 70 anos de atuação. O Madrigal da UFBA, fundado em 1954, é um grupo vocal profissional que constitui um veículo de comunicação cultural entre a universidade e a comunidade, atuando como núcleo de extensão da Universidade Federal da Bahia.

Em quase sete décadas, o grupo tem realizado inúmeros concertos, integrando montagens de grandes obras do repertório erudito mundial. Participou de importantes eventos em diferentes ambientes – teatros, praças públicas, parques, igrejas, escolas etc – apresentando-se com fins beneficentes em hospitais, orfanatos, asilos e abrilhantando, ao longo da sua trajetória, congressos, simpósios, seminários, datas cívicas e religiosas.

O Madrigal tem obras que, provavelmente, não poderão ser encontradas em outros locais, visto que existem inúmeros manuscritos originais e arranjos dedicados exclusivamente ao grupo, incluindo várias estreias mundiais, além das primeiras execuções modernas de peças históricas recuperadas. Desde a sua fundação, foram realizadas mais de 3 mil apresentações, sendo dirigido por vários maestros. Além da rotina de concertos, o Madrigal atende aos alunos dos cursos de Composição, executando as suas peças, de Regência e Canto, possibilitando-lhes aprimoramento e prática musical indispensáveis à formação do músico.

SERVIÇO
Série Lunar – Temporada 2023
Apresenta: Madrigal da UFBA
Quando: 06 de dezembro (quarta-feira), às 19h
Onde: Sede da ABI (Rua Guedes de Brito, 1 – Praça da Sé | Edifício Ranulfo Oliveira, 8º andar, Auditório Samuel Celestino

Textos relacionados:

publicidade
publicidade