ABI BAHIANA

Com votação híbrida, ABI elege e empossa nova diretoria

A chapa #DemocraciaViva foi eleita, por unanimidade, para o triênio 2022-2025

Nesta quarta-feira (30), em clima de harmonia e com os olhos atentos no futuro da imprensa baiana, os associados da ABI elegeram a chapa #DemocraciaViva. A votação ocorreu em formato híbrido, com participação presencial na sede da ABI e online por meio do Zoom. Pela manhã, a sessão foi aberta pelo atual presidente da Assembleia Geral, Walter Pinheiro. Na reunião, também foi lembrada a importância do Senado da ABI para a instituição e prestadas homenagens. Com a presença de Florisvaldo Mattos, Valter Lessa, Jorge Vital de Lima e Anísio de Carvalho, o recém-reeleito presidente executivo, Ernesto Marques, se emocionou ao lembrar da importância dos mais velhos para a história da imprensa baiana.

O processo se estendeu até o final da tarde, sendo seguido pela cerimônia de posse na qual profissionais da imprensa, autoridades públicas e representantes do segmento da cultura celebraram a passagem de bastão para a nova diretoria. Em decorrência das medidas contra a Covid-19, a maior parte da votação ocorreu de forma online. No decorrer do dia, a votação transcorreu de forma tranquila. O encontro contou com mais de 79 presenças simultâneas e presencialmente, sendo que 23 associados aptos a votar foram recebidos na sede.

Essa foi a primeira eleição na ABI sob o novo Estatuto, formalizando novidades como a transformação dos antigos departamentos de Cultura e de Divulgação em diretorias e a criação de diretorias estratégicas para a atuação da entidade em defesa da liberdade de imprensa e da democracia. Dentre os nomes que chegaram para renovar o quadro diretivo estão Jaciara Santos, Luiz Fernando Lima, Mara Santana e Emiliano José. Além do jornalista Yuri Silva, que assume a Diretoria de Defesa da Liberdade de Informação e dos Direitos Humanos.

A Assembleia teve a ampla participação de antigos representantes das extintas seccionais, que serão reformuladas para interação direta da ABI com associados do interior, sinalizando o compromisso de seguir contribuindo com a entidade. As Disposições Transitórias do novo Estatuto definem o rito para o estabelecimento do novo modelo de representação regional. As assembleias regionais vão escolher seus representantes, que passarão a integrar a Diretoria, com mandato até 10 de setembro de 2025.

Durante um emocionado discurso de posse, Ernesto Marques reforçou as propostas apresentadas pela chapa e falou sobre o futuro da ABI. O jornalista e radialista afirmou que esta foi uma eleição cheia de significados, pois, segundo ele, consolida o processo de transição iniciado sob a presidência de Walter Pinheiro. “Que a gente se esforce para manter isso aqui como um templo à democracia, um lugar onde se possa discutir qualquer assunto. Um lugar onde o contraditório possa sim se afirmar e em voz alta, se for o caso. Onde se faça o debate com calor, se for o caso. Mas sem que isso, em hipótese alguma, signifique qualquer tipo de ultrapassagem a civilidade e o limite da boa convivência”.

Presidente da Assembleia Geral, Walter Pinheiro finalizou a sessão ressaltando a participação dos associados e confirmando mais uma vez o compromisso dos membros da nova Diretoria com a ABI. “Queria, de minha parte, agradecer novamente pelo apoio e confiança dos meus companheiros e parabenizar todos os que estão aqui e aqueles que integram a chapa, pensando no desenvolvimento da nossa ABI”.

  • Confira abaixo a composição da Diretoria eleita para o triênio 2022-2025:

ASSEMBLEIA GERAL

Presidente – Walter Pinheiro
Vice-presidente – Sérgio Mattos
Secretária – Heloisa Sampaio

Suplentes
Wilson Midlej
Raimundo Vieira

DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente – Ernesto Marques
1º vice-presidente – Luis Guilherme Pontes Tavares
2ª vice-presidente – Suely Temporal
1ª secretária – Amália Casal
2ª secretária – Jorge Ramos
Diretor de Finanças – Antônio Matos
Vice-diretora de Finanças – Sara Barnuevo
Diretor de Defesa DI/DH – Yuri Silva
Diretor de Cultura – Nelson Cadena
Diretor Social – Nelson José de Carvalho
Diretor de Patrimônio – Raimundo Marinho
Diretora de Comunicação – Jaciara Santos

Suplentes
Luiz Fernando Lima
Mara Santana

CONSELHO CONSULTIVO

Titulares
Suzana Alice Pereira
Joaci Góes
Emiliano José

Suplentes
Jolivaldo Freitas
Luiz Nova

CONSELHO FISCAL

Titulares
Simone Ribeiro
Pedro Daltro
Romário Costa Gomes

Suplentes
Valter Xéu
Luiz Hermano
Valber Carvalho

publicidade
publicidade