Notícias

Começou! Abertura do ENJAI aborda gestão de negócios, IA e podcasts

Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa segue até o dia 19, em Salvador

43% dos jornalistas brasileiros estão nas assessorias de imprensa. Para pensar políticas e ações estratégicas para o segmento, a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba) realizam em Salvador (Bahia), no período de 16 a 19 de novembro de 2023, o 22º Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (Enjai), no Hotel Sol Victoria Marina. A abertura do evento aconteceu hoje (16), com minicursos sobre gestão de negócios, uso de inteligência artificial e podcasts.

O primeiro dia do 22º Enjai reuniu especialistas, professores universitários, estudantes e dirigentes sindicais. No início da tarde, quatro minicursos movimentaram o Encontro: Assessoria de Imprensa Digital (Yuri Almeida ), Produção de Podcast voltado à Assessoria (Lúcio Filho), Gestão de Negócios para Jornalistas (Suely Temporal) e Aplicabilidades da Inteligência Artificial (Gabriela de Paula).

Ernesto Marques, presidente da ABI

A cerimônia de abertura teve as participações dos jornalistas André Curvello, secretário de Comunicação do Estado da Bahia, Renata Vidal, secretária de Comunicação de Salvador, Ernesto Marques, presidente da ABI, o vereador Augusto Vasconcelos, presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Marlúcia Paixão, diretora de Finanças do Sindsefaz, e Ivanilda Brito, presidente do Sindsaúde Bahia e Secretária de Imprensa da CTB Bahia. Na condução dos trabalhos, os anfitriões Moacy Neves, presidente do Sinjorba, e Samira de Castro, presidente da Fenaj.

André Curvello e Renata Vidal apresentarem as experiências na gestão de comunicação dos dois órgãos dos poderes executivos, comentando sobre os principais desafios das pastas.

A conferência de abertura ficou por conta do professor Boanerges Lopes (UFJF), com o tema “Inovação, Regulamentação, Precarização e Pós-Verdade nas Assessorias de Imprensa”.

“Precisamos reafirmar esse campo como um segmento de atuação de jornalista. Assessor de imprensa é jornalista. Não é relações públicas, não é publicidade. É o jornalismo que sustenta as assessorias de imprensa.”

Samira de Castro

A programação do Enjai prevê debates sobre atuação profissional, responsabilidade, ética, compromisso com o direito do cidadão à informação de qualidade, políticas públicas de comunicação, além de desafios do momento, como as mudanças nas relações de trabalho e a aplicação da inovação no cotidiano da assessoria.

Nesta sexta-feira (17), às 8h30, o jornalista Wilson da Costa Bueno estará no painel “Responsabilidade Profissional e Ética em Tempos de Pós-Verdade”, ao lado do deputado federal Orlando. Wilson é professor da USP, tendo orientado mais de 100 dissertações e teses em Comunicação/Jornalismo. Já Orlando é relator do Projeto de Lei 2630 (conhecido como PL das Fake News), foi também relator da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Às 20h, a categoria participa de uma confraternização, na sede da ABI, na Praça da Sé, Centro Histórico de Salvador.

Enjai reúne professores e pesquisadores da área da Comunicação no Brasil

O evento tem o patrocínio do Governo do Estado (através das secretaria de Comunicação e de Turismo), Prefeitura de Salvador, Bahiagás, Neoenergia/Coelba, Assembleia Legislativa da Bahia, Sindicato dos Fazendários da Bahia (Sindsefaz), além dos apoios da Associação Bahiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), Associação Bahiana de Imprensa (ABI) e Soma Impressões.

  • Assista à solenidade e à conferência de abertura:

Textos relacionados:

publicidade
publicidade