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Segundo dia de ENJAI aborda ética profissional e impacto das tecnologias digitais

Nesta sexta-feira, 17, o Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (ENJAI), recebeu o professor Wilson da Costa Bueno, pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), e o deputado federal Orlando Silva, relator da PL das Fake News. Eles discutiram com os delegados e observadores o tema “Responsabilidade Profissional e Ética em Tempo de pós-verdade”.

Na sequência, os jornalistas Guilherme Pichonelli, da Vira Comunicação, e Naiana Rodrigues, professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), abordaram o “Impacto das Tecnologias Digitais no Cotidiano das Redações e Assessorias”, com foco na discussão sobre dados, inteligência artificial, o uso da tecnologia a favor e contra o trabalho do jornalista.

À tarde, os jornalistas André Santana, colunista do UOL e Vera Longuini, responsável pelo Ateliê da Notícia, dividiram o painel “Ensino do Jornalismo e as exigências do Mercado do Trabalho”, refletindo sobre a importância da formação adequada aos novos contextos.

O segundo painel da tarde “Jornalismo de Marca: Uma Perspectiva Estratégica para a Comunicação Empresarial” foi realizado por Claudiane Carvalho, professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e pela consultora de comunicação Michelle Rubim, que falou sobre como fazer o jornalismo patrocinado dentro do jornalismo de marca e a produção autoral.

No fechamento da tarde, foram apresentados três cases de sucesso para o segmento: “Assessoria de Imprensa na Construção da Cidadania”, com Augusto Oliveira e Anderson Fraga, representando o Governo da Bahia; “Redes Sociais como Instrumento de Comunicação com a Sociedade”, com PV Bispo, diretor de Comunicação Digital da Prefeitura de Salvador; e “Comunicação que Transforma Vidas e a Sociedade”, com a fundadora da agência Via Press, Elaine Hazin.

O dia foi encerrado com uma confraternização no Auditório Samuel Celestino, no oitavo andar do prédio da Associação Bahiana de Imprensa, na Praça da Sé. Os jornalistas compartilharam um momento de descontração, com som ao vivo, comida típica e uma vista privilegiada para o Centro Histórico de Salvador.

Minicursos e debates importantes

No primeiro dia de ENJAI, 16/11, foram realizados quatro minicursos: Assessoria de Imprensa Digital (Yuri Almeida ), Produção de Podcast voltado à Assessoria (Lúcio Filho), Gestão de Negócios para Jornalistas (Suely Temporal) e Aplicabilidades da Inteligência Artificial (Gabriela de Paula).

A cerimônia de abertura teve as participações dos jornalistas André Curvello, secretário de Comunicação do Estado da Bahia, Renata Vidal, secretária de Comunicação de Salvador. O professor Boanerges Lopes (UFJF) ministrou a conferência de abertura, com o tema “Inovação, Regulamentação, Precarização e Pós-Verdade nas Assessorias de Imprensa”.

O evento tem o patrocínio do Governo do Estado (através das secretaria de Comunicação e de Turismo), Prefeitura de Salvador, Bahiagás, Neoenergia/Coelba, Assembleia Legislativa da Bahia, Sindicato dos Fazendários da Bahia (Sindsefaz), além dos apoios da Associação Bahiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), Associação Bahiana de Imprensa (ABI) e Soma Impressões.

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