ABI BAHIANA

Fundação Casa de Rui Barbosa homenageia a ABI

Por sua atuação cultural e ações para a preservação do legado do jurista baiano, Associação foi agraciada com a Medalha Rui Barbosa

A cerimônia de outorga da Medalha Rui Barbosa, nesta sexta-feira (10), foi um verdadeiro tributo ao compromisso com a preservação e promoção da cultura. A honraria concedida pela Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) reconhece anualmente aqueles que se destacaram no fortalecimento da cultura brasileira. A Associação Bahiana de Imprensa esteve entre as instituições e personalidades homenageadas, ao lado de nomes como a escritora Conceição Evaristo, o cantor compositor Nei Lopes e a diretora do Museu dos Povos Indígenas, Fernanda Kaingang.

Sediada no auditório da FCRB, em Botafogo (RJ), a cerimônia de outorga de medalhas reuniu líderes, entusiastas e membros destacados da comunidade cultural. O evento aconteceu sob aplausos calorosos e apresentações artísticas, em uma ode ao espírito incansável daqueles que dedicam suas vidas à valorização da cultura e da memória.

A ABI foi representada pelo seu presidente, o jornalista Ernesto Marques, que recebeu a medalha das mãos do presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, Alexandre Santini. “Lá é ‘Ruy Barbosa’ com ‘y’ e ‘Bahiana’ com ‘h’. A coisa aqui é como manda o figurino”, brincou Santini, após a entrega da distinção. Ele agradeceu a presença de Marques, reconhecido por ele como um “grande parceiro e colaborador da Casa”.

Em declaração oficial, Santini já havia parabenizado a ABI pelo trabalho desenvolvido na área de memória e cultura e pela as ações desenvolvidas em prol da manutenção do legado de Ruy Barbosa. (Leia: Na Bahia, decretou Mangabeira, Ruy é com “y”)

  • Confira o momento em que a ABI recebe a Medalha:

O recebimento da Medalha Rui Barbosa foi motivo de alegria para a diretoria e para o corpo de funcionários da ABI. “Ficamos honrados. É um reconhecimento importante do trabalho que vimos fazendo para que o Centro Histórico de Salvador tenha mais um equipamento cultural com capacidade de atrair turistas, mas, sobretudo, as juventudes da Bahia, que certamente sairão transformadas depois de viverem a experiência da visita à futura Casa da Palavra Ruy Barbosa.”

Legado interinstitucional

Nos dias 7, 8 e 9 de novembro, Fundação Casa de Rui Barbosa realizou o seminário 100 anos sem Rui: o homem e sua Fundação. O evento integrou as atividades alusivas ao Dia Nacional da Cultura, comemorado no dia 5 de novembro, data do aniversário de Ruy Barbosa. (Acesse o site 100 Anos Sem Rui)

Na tarde de quinta (9), Ernesto Marques, palestrou sobre o legado interinstitucional do Águia de Haia. A explanação foi feita em conjunto com Luciano Bandeira, presidente da OAB-RJ; Ricardo Cavaliere, membro da Academia Brasileira de Letras, e Alexandre Santini.

“A densidade da programação reafirma a relevância e a atualidade impressionante do pensamento e da ação de Ruy Barbosa. Ela passa uma ideia mais precisa do que é a Fundação como instituição de memória e, sobretudo, de pensamento sobre o Brasil”, refletiu Marques.

  • Todos os dias de seminário estão disponíveis no Youtube da FCRB. Assista aqui.

O centenário de morte de Ruy Barbosa foi celebrado por diversas instituições brasileiras ao longo de 2023. Como uma das entidades responsáveis por cuidar de sua memória, a ABI cumpriu a agenda organizada em conjunto com outras 15 instituições baianas.

publicidade
publicidade