ABI BAHIANA

Grupo de Violoncelos da UFBA participa da Série Lunar 2023

O mês de maio presenteou em dose dupla os amantes da boa música. Depois da apresentação do Quinteto de Sopros, agora é a vez do Grupo de Violoncelos da UFBA abrilhantar mais uma noite da Série Lunar em 2023. A apresentação acontece no Dia Mundial das Comunicações, 31 de maio, às 19h, no auditório da Associação Bahiana de Imprensa, na Praça da Sé (Centro Histórico). A Série Lunar, fruto da parceria entre a ABI e a Escola de Música da UFBA, proporciona concertos mensais com professores, servidores do corpo técnico-administrativo e alunos vinculados à Emus. A entrada é gratuita.

O Grupo de Violoncelos da UFBA foi criado em 2013 pela professora Suzana Kato. Projeto de extensão permanente da Escola de Música, o conjunto busca promover a prática camerística de seus integrantes e divulgar o repertório para esta formação. “Nosso principal objetivo é proporcionar o desenvolvimento do ensino do violoncelo, tendo a prática de conjunto como elemento motivador, além de valorizarmos o grande potencial do violoncelo, a partir de composições específicas, arranjos e adaptações”, explica a professora.

Como coordenadora do projeto, Kato ressalta a importância do grupo na busca da colaboração entre violoncelistas de diferentes procedências e níveis diversos, acreditando na troca de experiências como potencializador do aprendizado. O grupo agrega alunos do bacharelado de Instrumento e de outros cursos de extensão e pós-graduação, e conta com a cooperação de violoncelistas profissionais de diferentes orquestras.

Desde a sua criação, o Grupo de Violoncelos tem realizado concertos frequentes pela cidade de Salvador e fez sua estreia na Série Lunar, em 2019. Como a formação é rotativa, neste concerto, o conjunto será composto por: Suzana Kato, Caio Britto, Faisal Hussein, Guilherme Venturato Custódio, Ítalo Nogueira, Janice Brandão, Pillar Gisele Rodrigues e Thomaz Rodrigues. Luiz Daniel Sales e Tatiana Crilova são os convidados da noite. Os artistas irão interpretar obras de Schubert, Heitor Villa-Lobos, Piazzolla, Freddie Mercury e outros célebres compositores.

SERVIÇO

Série Lunar 2023 | Grupo de Violoncelos da UFBA
Dia: 31 de maio | 19h
Local: Auditório Samuel Celestino – 8° andar do Edifício Ranulfo Oliveira, Rua Guedes de Brito, 1 – Praça da Sé, Centro Histórico de Salvador
ENTRADA GRATUITA

Textos relacionados:

publicidade
publicidade