ABI BAHIANA

Madrigal da UFBA homenageia prática coral brasileira

Concerto na Série Lunar marcou sua volta ao palco, com formação completa, desde o início da pandemia

A Série Lunar 2022, projeto criado pela ABI em parceria com a Escola de Música da UFBA (EMUS), recebeu na noite de ontem (14) o Madrigal da UFBA, um dos grupos musicais mais antigos no país com atividade ininterrupta. Essa foi a primeira vez que o grupo se apresentou com a formação completa desde o início da pandemia, de acordo com o maestro Rafael Garbuio.

O Madrigal não é desconhecido do auditório da ABI, onde o grupo se apresentou no local em 2019. Para a quinta noite de Série Lunar, o conjunto trouxe um repertório que relembrou a origem da prática coral como hoje é concebida. Toda a primeira parte do repertório foi dedicada à música sacra do Renascimento, com peças de dois compositores contemporêneos: o italiano Palestrina e o espanhol Tomás Luis de Victoria.

A segunda parte foi dedicada à prática coral brasileira, com obras como “Suíte Nordestina”, de Ronaldo Miranda, e “Vamus Aloanda”, de Camargo Guarnieri.

Vanda Otero | Foto: Fábio Marconi

“É uma emoção muito grande participar desse grupo tradicional. Todos são músicos, instrumentistas ou cantores”, lembra a corista Vanda Otero. Ela é uma das servidoras integrantes do Madrigal, que é formado também por alunos bolsistas do curso de graduação da UFBA. Vanda já foi bolsista do Madrigal quando era aluna da Emus. “Quando eu formei, fiz concurso e passei a trabalhar no Madrigal”. Hoje, ela dá aula na oficina de canto da Universidade.

Polane Brandão | Foto: Reprodução/Instagram

Também servidora, Polane Brandão está no Madrigal há 12 anos. Sua escolha se deu por ser o único coro profissional da Universidade. “É uma sensação de grande responsabilidade, pelo fato de o grupo ser formado por funcionários federais”, observa a corista. “Na questão artítica, é maravilhoso receber o carinho do público, que hoje foi tão caloroso. É sempre alegre para quem está lá na frente ver as pessoas gostando, pedindo para repetir”, destaca ela, que compõe o naipe dos tenores, bem no “recheio” do coro.

Foto: Fábio Marconi
Sanlia Bomfim | Foto: Fábio Marconi

Acostumada a cantar em um coro evangélico, a pedagoga Sanlia Bomfim se diz impressionada com a apresentação do Madrigal. “É a primeira vez que assisto a um concerto como esse. Foi emocionante ver a expressão dos coristas, as vozes e o repertório. Foi algo novo, uma experiência marcante.”

As apresentações anteriores da Série Lunar 2022 já contaram com o violonista clássico Mario Ulloa, o Quinteto de Sopros da UFBA, o Duo Sá-Cramento, o Duo Tota e Teca, e, agora, . O ciclo segue trazendo grupos da EMUS/UFBA até dezembro, sempre nas noites de lua cheia, com o objetivo de que os convidados possam desfrutar da magnífica vista do oitavo andar no prédio da ABI.

“A vista é maravilhosa, foi uma surpresa quando vi. Viemos pela primeira vez para ver Tota e Teca. Esta é a nossa segunda apresentação. Foi muito animado, diferente, muito gostoso”, elogiou a nutricionista Caroline Sodré, que apreciou a noite ao lado do marido, Aurélio Aggazi.

Confira as próximas apresentações:

̶1̶8̶/̶0̶5̶ ̶–̶ ̶M̶a̶r̶i̶o̶ ̶U̶l̶l̶o̶a̶ ✔
̶1̶5̶/̶0̶6̶ ̶–̶ ̶Q̶u̶i̶n̶t̶e̶t̶o̶ ̶d̶e̶ ̶S̶o̶p̶r̶o̶s̶ ̶d̶a̶ ̶U̶F̶B̶A̶ ✔
̶1̶3̶/̶0̶7̶ ̶–̶ ̶D̶u̶o̶ ̶S̶á̶-̶C̶r̶a̶m̶e̶n̶t̶o̶ ✔
̶1̶7̶/̶0̶8̶ ̶–̶ ̶D̶u̶o̶ ̶T̶o̶t̶a̶ ̶e̶ ̶T̶e̶c̶a̶ ̶(̶e̶s̶p̶e̶c̶i̶a̶l̶ ̶9̶2̶ ̶a̶n̶o̶s̶ ̶d̶a̶ ̶A̶B̶I̶)̶ ✔
̶1̶4̶/̶0̶9̶ ̶–̶ ̶M̶a̶d̶r̶i̶g̶a̶l̶ ̶d̶a̶ ̶U̶F̶B̶A̶ ✔
11/10 – Duo Cello e Violão (Suzana Kato e Diego Esteves)
09/11 – Orquestra de Violões da UFBA
07/12 – Concerto de Natal

Textos relacionados:

publicidade
publicidade