ABI BAHIANA

Madrigal da UFBA é a atração da Série Lunar de setembro

O evento chega à sua quarta edição com um concerto do Madrigal da UFBA, grupo vocal profissional criado há 65 anos. O Madrigal apresentará o recém-lançado Concerto Songs e Chansons, sob a regência do Maestro Rafael Garbuio. A série acontece no Auditório Samuel Celestino, na Sede da ABI, às 19h do dia 11 de setembro.

As apresentações da Série LUNAR, projeto criado pela Associação Bahiana de Imprensa (ABI) em parceria com a Escola de Música da UFBA (EMUS), estão movimentando a cena cultural do Centro Histórico de Salvador. O evento chega à sua quarta edição com um concerto do Madrigal da UFBA, grupo vocal profissional criado há 65 anos. O Madrigal apresentará o recém-lançado Concerto Songs e Chansons, sob a regência do Maestro Rafael Garbuio. A série acontece no Auditório Samuel Celestino, na Sede da ABI, às 19h do dia 11 de setembro.

O Concerto Songs e Chansons estreado pelo Madrigal da UFBA em agosto de 2019, traz o seu repertório dedicado à música romântica do século XIX nos limites do século XX – período estético compreendido como a transição entre a música romântica e a música moderna do século XX. Através da escrita de dois compositores europeus significativos, o inglês Edward Elgar e o francês Gabriel Fauré, o repertório desse evento apresenta a essência da escrita coral em conjunto a uma escrita instrumental pianística complexa e de alto valor artístico. O grupo contará com a participação do pianista Hammurábi Ferreira.

Madrigal da UFBA – é um grupo vocal profissional, fundado em 1954 pelo maestro H. J. Koellreuter. O grupo constitui um importante núcleo de extensão, veículo de comunicação cultural entre a universidade e a comunidade. Desde a sua fundação, tem realizado inúmeros concertos, participando das montagens de grandes obras do repertório erudito mundial. Participou de importantes eventos e tem realizado inúmeros concertos em diferentes ambientes – teatros, praças públicas, parques, igrejas, escolas etc., apresentando-se com fins beneficentes em hospitais, orfanatos, asilos e abrilhantando, ao longo da sua trajetória, congressos, simpósios, seminários, datas cívicas e religiosas. Além da rotina de concertos, o Madrigal atende aos alunos dos cursos de Composição, executando as suas peças, de Regência e Canto, possibilitando-lhes aprimoramento e prática musical indispensáveis à formação do músico.

Em seu acervo, de importância cultural e histórica, o Madrigal tem obras que provavelmente não poderão ser encontradas em outros locais, visto que existem inúmeros manuscritos originais e arranjos dedicados exclusivamente ao grupo, incluindo várias estreias mundiais e as primeiras execuções modernas de peças históricas recuperadas. Ao longo de sua história foram realizadas mais de 3 mil apresentações, sendo dirigido por inúmeros maestros. Atualmente, o Madrigal da UFBA conta com a direção artística de José Maurício Brandão e a regência de Rafael Garbuio.

As edições anteriores da Série Lunar a Orquestra de Violões da UFBA, o Quarteto Gamboa e a cantora Ana Paula Albuquerque. O ciclo segue trazendo grupos da EMUS/UFBA até dezembro, sempre nas noites de lua cheia, com o objetivo de que os convidados possam desfrutar da magnífica vista do oitavo andar no prédio da ABI. As próximas datas são: 16 de outubro, 13 de novembro e 11 de dezembro.

Serviço

4ª edição da Série Lunar - com Madrigal da UFBA
Dia 11/09, às 19h
Local: Sede da Associação Bahiana de Imprensa (ABI) – Rua Guedes de Brito, 1 – Edifício Ranulpho Oliveira, Praça da Sé (Centro)
Informações: [email protected] | (71) 98791-7988
Entrada franca

Textos relacionados:

publicidade
publicidade