Notícias

Mídia Ninja superou grandes veículos em engajamento no Facebook

A página do grupo Mídia Ninja (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação) superou os principais veículos de imprensa em engajamento no Facebook, na última quinta-feira (8). A revista Veja e os jornais Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo e O Globo ficaram para trás nas interações.

Na rede social, o engajamento se refere ao total de interações que uma página tem. É a soma das curtidas, comentários e compartilhamentos de todos os usuários que acessam o conteúdo, mas também o constroem ativamente, a partir da republicação e colaboração.

Foto:Reprodução
Foto:Reprodução

A página chegou a 90 milhões de pessoas em uma semana e registrou 1,8 milhões no engajamento, números que são reflexo de como se organizar em rede. A mídia NINJA é formada por centenas de comunicadores espalhados por todo país: ativistas da mídia independente, também conhecidos como midialivristas, que se dedicam, com diferentes níveis de conhecimento, a produzir e distribuir informações de forma livre para o público. Fotógrafos, videomakers, designers, social medias, estudantes, jornalistas, militantes e cidadãos comuns.

As “redações” ou bases, nas principais cidades do Brasil, se organizam em casas coletivas, onde parte deles vivem e trabalham. Diversas outras redes e veículos independentes também se estruturaram ao longo dos últimos anos, formando o que já ficou conhecida como a “Nova Grande Mídia” – a soma de pequenas iniciativas que conseguem juntas fazer frente ao monopólio da informação constituído no Brasil e alcançar milhares de pessoas.

Entre 10 páginas de notícia no Facebook com mais de 1 milhão de curtidas, também se encontram a Revista Carta Capital, o site Pragmatismo Político e o portal Catraca Livre, além da página Revolution News, especializada na cobertura de manifestações pelo mundo

Informações do Portal Imprensa e NINJA.

 

 

 

Textos relacionados:

publicidade
publicidade